A presidenta da Caixa Econômica Federal (CEF), Rita Serrano, fala sobre o programa Desenrola Brasil. Segundo ela, o programa de renegociação de dívidas pensando pelo Ministério da Fazenda deve ser lançado nos próximos dias. Mais exatamente, deve sair até o final de Junho/2023.
“O desenho ainda não está pronto, a previsão é ser apresentado até o final do mês. Estamos estudando porque talvez algumas medidas dele tenham que ser passadas pelo Congresso Nacional”, disse a nova chefe da CEF. A fala ocorreu após participar de evento do banco sobre a expansão de serviços para a população indígena.
Ela também repetiu nesta terça-feira (7) que é preciso manter o banco sustentável economicamente. Isso sem abrir mão de atender as famílias brasileiras. “Estamos levando justiça social e reduzindo desigualdades, sem deixar de lado a missão comercial da Caixa. Não vamos medir esforços para que a Caixa volte a atender com excelência”. Como já explicamos aqui, bancos públicos deverão participar ativamente do Desenrola Brasil.
A fala ocorreu em evento realizado nesta terça-feira (07/02) para assinatura de protocolo de intenções da CEF e Ministério de Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome a respeito do atendimento a populações indígenas.
Ministério da Economia
Presente no evento também, Fernando Haddad, ministro da Fazenda, falou sobre o Desenrola Brasil. O ex-prefeito de São Paulo disse que está se preparando para apresentar o programa. Cabe lembrar que essa iniciativa foi proposta durante a campanha eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O que já sabemos sobre o Desenrola Brasil?
O objetivo do programa é fazer que a população, com endividamento de até R$ 5.000,00, consiga sair do contexto de inadimplência e, assim, ter um controle melhor de suas finanças e acesso mais fácil a linhas de crédito mais em conta.
Para isso, o governo pretende aproveitar as parcerias já estabelecidas com bancos, instituições financeiras, associações de defesa do consumidor e, até mesmo, com sindicatos para ser intermediário no acordo de dívidas.
Essa medida do governo vem sendo bastante comemorada por especialistas no assunto. A ideia é que, com o auxílio para renegociação dessas dívidas, muitos cidadãos conseguirão retomar o caminho da saúde financeira e sair do buraco da inadimplência, voltando a desfrutar de benefícios como o acesso ao crédito sem ter de pagar juros exorbitantes.
Especificamente, o programa Desenrola Brasil prevê o financiamento de até R$ 5.000 mil para famílias de baixa renda que se encontram em desequilíbrio em seus orçamentos. O objetivo principal é oferecer um crédito consignado para que os cidadãos possam cumprir suas obrigações financeiras.
A expectativa é que o programa Desenrola Brasil seja um grande passo para alavancar a economia nacional, ajudando aqueles com maior dificuldade de acesso ao crédito a terem uma vida financeira melhor. Além disso, o programa também vai colaborar no fortalecimento das empresas que dependem do fluxo de crédito para manter suas operações. Espera-se que as modalidades de financiamento que vem por aí possam melhorar as condições de vida da população brasileira.
Elisangela Monteiro – Professora – Entusiasta da Blogosfera!!