Bancos Públicos Irão Atuar No Desenrola Brasil, De Lula

Uma das principais promessas de campanha do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o programa Desenrola Brasil. O programa, o qual já explicamos aqui, visa permitir retomar o crédito a milhões de brasileiras e brasileiros com dívidas. Na atualidade, há recordes de endividamento das famílias brasileiras.

Um dos focos da transição, iniciada já poucos dias após o anúncio do resultado das eleições, é tirar o Desenrola Brasil do papel. A ideia é focar inicialmente em microempreendedores individuais (MEIs). Além disso, outro foco será o de apoiar programas sociais, como construção de cisternas e cooperativas de catadores.

O programa Desenrola Brasil deverá também financiar até 3,5 milhões de casas para pessoas de baixa renda. Também irá incentivar a troca de máquinas e equipamentos para reaquecer a indústria.

Veja o vídeo sobre o Desenrola Brasil Proposta para pessoas negociarem suas Dívidas abaixo, e outros vídeos no Canal Programas Sociais BR:

Veja na íntegra sobre o Programa: www.gov.br/fazenda/pt-br/assuntos/noticias/2023/junho/ministerio-da-fazenda-lanca-programa-201cdesenrola-brasil.

Para conseguir alcançar essas metas almejadas, o governo Lula propõe reforçar a atuação dos bancos públicos como promotores de desenvolvimento. Caixa, Banco do Brasil, BNDES, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia deverão atuar em prol do desenvolvimento.

Os bancos públicos, como aconteceu nos mandatos entre 2003 e 2010, terão papel importante no desenvolvimento econômico e social. Uma missão extraordinária, e o setor privado será chamado (a participar). É crédito para regularizar a situação dos endividados” disse o senador eleito e um dos coordenadores da campanha de Lula, Wellington Dias (PT-PI) ao jornal GLOBO.

Bancos públicos, desenvolvimento e programas sociais

Somente ao longo de 2023, os nomes dos titulares dos principais bancos públicos federais deverão ser indicados. Contudo, o que já se projeta é que eles tenham papéis mais decisivos no plano macroeconômico que tiveram no governo Bolsonaro.

A participação dos bancos públicos podem garantir uma atuação mais célere que a máquina estatal. Além disso, os bancos públicos poderão auxiliar os planos de Lula em um cenário de escassez de recursos públicos.

Eles terão um papel central no Desenrola Brasil.  A ideia é que os bancos públicos consigam mediar a negociação de dívidas. Existe estimativa de criação de um fundo com recursos para o programa. Ele será entre R$ 7 bilhões e R$ 18 bilhões — a depender da faixa de renda que será contemplada.

Endividamento recorde

O Brasil tem 68,4 milhões de pessoas endividadas. Isso abarca cerca de 32% da população adulta, segundo dados da Serasa Experian. O Desenrola Brasil visa permitir que esse público volte para o sistema. Assim, buscará ajudar a recuperar a economia, impulsionando a compra de bens e serviços.

Os dados sobre endividamento podem ser ainda piores, a depender do índice. Em estudo feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que 8 a cada 10 famílias brasileiras tem algum grau de endividamento.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Curso De Eletricista Na Equatorial Energia MA PI PA GO RS

Equatorial Abre Inscrições Para Escola De Eletricistas 2024

O Grupo Equatorial Energia abriu inscrições para a edição 2024 do Programa Escola de Eletricistas …

Programa Padrinho Legal Jundiaí SP

Programa ‘Padrinho Legal’ Abre Inscrições Em Jundiaí SP

O programa “Padrinho Legal” está com inscrições abertas, na cidade de Jundiaí (SP). Trata-se de …

Tarifa Social COPASA e COPANOR De Minas Gerais

Em Minas Saiba Como Obter Tarifa Social Na Conta De Água

A Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgoto Sanitário do Estado de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *