Programa Brasil Sorridente: Como Participar?

O Governo Federal anunciou recentemente o lançamento do Programa Brasil Sorridente. O programa tem como objetivo oferecer serviços gratuitos de saúde bucal. Ele foi criado com base na Política Nacional de Saúde Bucal, tendo sido sancionado pelo presidente Lula neste ano.

O Brasil Sorridente, na verdade, é um programa que vai sendo retomado, já que foi criado em 2004 durante o primeiro mandato de Lula. Segundo o governo federal, dessa vez o programa terá um maior investimento. O objetivo agora é aumentar o número de consultas com dentistas na rede pública.

Como participar do programa Brasil Sorridente?

Para participar do programa Brasil Sorridente, as pessoas interessadas podem buscar tratamento odontológico em clínicas de saúde bucal do SUS (Sistema Único de Saúde). Lá, podem agendar atendimento clínico gratuito ou procurar UBSs. Outra opção é procurar postos de saúde que tenham profissionais habilitados.

Créditos: Governo Federal

Nesse sentido, é preciso procurar informações sobre como ocorre o atendimento no seu município.

Metas ousadas do programa na sua nova fase

O Brasil Sorridente tem metas bastante significativas. O Governo Federal trabalha com a expectativa de alcançar todos os 5,2 mil municípios brasileiros. Alguns números divulgados pela pasta da saúde sobre o programa:

  • 33,3 equipes de saúde bucal em atividade em todo o país pelo SUS;
  • Mais de 5,6 mil serviços em funcionamento;
  • 19 novos Centros de Especialidades Odontológicas habilitados a prestar serviços;
  • Liberação de 10 novas unidades odontológicas móveis para o atendimento em regiões vulneráveis e de difícil acesso;
  • Habilitação de 552 novos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias, que ofertam reabilitação fonética e mastigatória.

Benefícios do programa

O programa Brasil Sorridente será parte de um maior investimento no oferecimento gratuito de atendimento médico odontológico. Nesse sentido, o programa faz parte de um plano de inclusão da saúde bucal no contexto da atenção básica de saúde.

Assim, a meta, de maneira geral, é aumentar as consultas com dentistas no sistema público. Juntamente com isso, o programa busca oferecer tratamentos que possam recuperar a saúde da boca. Além das consultas, o programa ainda prevê investimento em projetos odontológicos oferecidos pelo país.

Importância

O Programa Brasil Sorridente busca a promoção da saúde da população e prevenção de doenças, democratizando a saúde odontológica. Dessa forma, também trata-se de programa que impacta na redução de desigualdades sociais.

O programa Brasil Sorridente visa acesso universal aos serviços odontológicos através do SUS. Ele visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, de maneira mais geral.

 

Programas Sociais BR
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Arquiteto Gratuito Pelas Prefeituras

Serviços De Arquitetura Gratuito Pelas Prefeituras

Ao cidadão Brasileiro um lembrete: Serviços de Arquitetura Gratuito que as Prefeitura de todo o …

Programa Luz Popular Zera Conta De Luz No Piauí

O governador do Piauí Rafael Fonteles (PT) sancionou a lei nº 8.433, de 03 de …

Como Solicitar Castração Gratuita De Animais Em São Paulo

O município de São Paulo oferece um serviço serviço de castração de animais desde 2001. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *