Belo Horizonte Lança Edital De Habitação Social. Entenda

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) publicou nesta quarta-feira (10/05) o primeiro edital para habitação social. O edital foi lançado utilizando o instrumento do Convênio Urbanístico de Interesse Social, previsto no Plano Diretor do Município (Lei 11.181, de 2019).

O objetivo é a construção de habitação de interesse social. Essas habitações serão em áreas públicas municipais. As obras serão feitas por meio da parceria entre o poder público municipal da capital mineira com empresas privadas. O edital e demais anexos estão disponíveis no Diário Oficial do Município.

Requalificação do Centro

O projeto faz parte do escopo do Programa de Requalificação do Centro de Belo Horizonte, o Centro de Todo Mundo. Além de obras de melhorias de mobilidade e ampliação de áreas de cultura e lazer, o programa também inclui entre seus objetivos a viabilização de moradias de interesse social.

Pelo edital, a PBH disponibiliza um terreno localizado na Rua Arceburgo, no bairro Bonfim. O terreno conta com área total de 1.622 m². Ele será disponibilizado para empresas interessadas em realizar empreendimentos no local. Conforme o edital, a empresa poderá usar o terreno para construir um empreendimento oferecendo em troca unidades habitacionais. Essas serão destinadas pela PBH à famílias de baixa renda.

PBH publica primeiro edital de convênio para habitação de interesse social
PBH publica primeiro edital de convênio para habitação de interesse social/ créditos: Prefeitura de Belo Horizonte-divulgação

De acordo com a PBH, esses empreendimentos devem ser feitos com vistas à suprir o déficit habitacional da capital mineira. Será declarada vencedora a empresa que oferecer maior contrapartida ao município. Essa contrapartida necessariamente deverá constituída por unidades de habitação de interesse social. O montante de habitações deve ser feito respeitando os parâmetros mínimos apresentados no edital.

O prazo para entrega da obra, segundo as regras do edital, deve ser de 4 anos.

Terreno disponibilizado

O projeto proposto deverá seguir as regras do terreno em questão. Ele fica localizado em Área de Especial Interesse Social – AEIS-1. Segundo o edital, a empresa deverá produzir 30% de área de livre comercialização e o restante em unidades de Habitação de Interesse Social – HIS-1 e HIS-2.

As propostas deverão ser enviadas até o dia 5 de julho de 2023. Além de cumprir o prazo, a proposta e projeto deverá ser conforme as condições estabelecidas no edital. A PBH divulgou que está à disposição para prestar os esclarecimentos no e-mail: [email protected].

Além disso, irá realizar visitas técnicas ao terreno, mediante agendamento. Ele pode ser realizado através do seguinte contato: [email protected].

Futuros editais

Ao longo deste e do próximo ano, devem ser lançados novos editais para novos empreendimentos em Belo Horizonte. Dentro do plano de requalificação do centro da capital mineira, a habitação de interesse social está entre os principais pontos.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Inscrição Agehab MS Programas Habitacionais

Projeto No MS Pode Dar 80% De Desconto Em Casa Popular

O Governo do Mato Grosso do Sul enviou para votação o projeto “Novo Morar Legal“. …

Enem 2024

ENEM Isenção e Inscrições 2024 e o Que Estudar Para a Prova

Saiba como ter uma ajuda nos estudos para o ENEM 2024 e agora é a hora …

Amazonas meu Lar/ créditos: governo do Amazonas - Instagram

Acompanhe o Programa “Amazonas Meu Lar” Para Não Perder Oportunidades

O governo estadual do Amazonas lançou, em Abril/2023 , seu novo programa habitacional e de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *