Programa Baú De Histórias Traz Ações De Incentivo à Leitura

Projeto Baú de histórias O Programa Baú de Histórias, organizado pela equipe da Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura, e a Incentivar, promove ações de incentivo à leitura em toda a capital gaúcha. Iniciado em 2013, já contemplou 2413 crianças de 44 instituições. O público alvo é principalmente crianças que tenham entre 04 e 12 anos de idade.

Este Projeto é uma importante iniciativa do Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura com a produção da Incentivar. Este em toda capital Porto Alegre.

No ano passado, já com oito baús, 7897 alunos de 96 escolas foram beneficiados. A estimativa para este ano é que o programa atenda cerca de 8 mil crianças de 104 escolas.

A etapa atual do Baú de Histórias começou na última segunda feira, 25 de abril. Assim sendo, segue até 29 de abril promovendo uma série de ações especiais de incentivo à leitura. Dessa maneira, o projeto visa incentivar muitas crianças a tomarem gosto pelos livros e suas histórias.

Recentemente, o projeto realizou a entrega de cinco unidades físicas do Baú de Histórias. Elas foram feitas em escolas e outras instituições da cidade de Porto Alegre. Esses baús são montados em MDF. Cada um deles contêm gavetas, bancos, prateleiras e mesas integradas. Assim, eles dispõe de livros, fantoches, jogos, brinquedos dos mais variados e materiais pedagógicos escolhidos e desenvolvidos por especialistas.

Cada um dos materiais irá ser utilizado como suporte de ações pedagógicas diversas. Cada dia de realização do programa conta com duas sessões, uma iniciada às 9:00 e outra às 14:00.

Vídeo Sobre este Assunto no Canal Programas Sociais:

Programação

No dia 25 de abril (segunda-feira), foram realizadas, respectivamente, às 9h00 e 14h00, duas sessões gratuitas de contação de histórias. Elas aconteceram na EMEF Jean Piaget, localizada no Bairro Rubem Berta. Já em 26 de abril (terça-feira), também Às 9h e 14h, houve ações no Educandário São João Batista, no bairro de Ipanema.

A programação segue assim:

  • 27 de abril (quarta-feira), às 9h e 14h: contações de histórias que serão realizadas no Ceacri, no bairro Mario Quintana;
  • 28 de abril (quinta-feira), às 9h00 e 14h00: atividades do Baú de Histórias acontecem na Mitra, no Bairro Restinga;
  • 29 de abril (sexta-feira), às 9h e 14h: contações de história acontecem na EMEF Morro da Cruz, na Vila São José.

Realização

O projeto Baú de Histórias é uma realização do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura com produção da Incentivar. Ele é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, que torna possível captar recursos privados para a iniciativa.

Em Porto Alegre, o projeto Baú de Histórias é apoiado pela Alibem Alimentos. Trata-se da empresa patrocinadora da iniciativa, que conta com sede localizada no Rio Grande do Sul

Programas Sociais BR
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

IEL Abre Inscrições Em Bolsas De Estudos Em Vários Estados

O IEL — Instituto Euvaldo Lodi Da Federação Das Indústrias, abriu 174 vagas para bolsas …

Governo De SP Anuncia Bolsa Estágio Para Estudantes

O Governo de SP, em parceria com empresas e outras organizações privadas, anunciou a criação …

Bolsa Permanência Para Ensino Superior é Votado No Senado

O plenário do Senado vota, nesta terça-feira (11/06), a Bolsa Permanência para estudantes do Ensino …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *