A SETRE Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda da Prefeitura de Osasco realizará inscrições para o programa Jovem Aprendiz. Elas acontecerão de 21 de fevereiro a 11 de março. O programa será voltado a moradores da cidade que integram famílias de baixa renda. Podem participar pessoas que tenham idades de 16 a 22 anos.
O programa é originado da Lei do Aprendiz, também conhecida como Lei do Menor Aprendiz, Aprendiz Legal ou Jovem Aprendiz. Ela foi criada no Brasil durante o segundo governo de Fernando Henrique Cardoso, sendo aprovada em 2000. Por sua vez, foi regulamentada em 2005, já durante o primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
Desde então, essa lei determina que toda empresa de grande ou médio porte deve ter de 5% a 15% de aprendizes entre seus quadros. As pessoas empregadas na condição aprendizes são geralmente jovens de 14 a 24 anos. Além disso, devem estar cursando ou ter terminado o Ensino Médio ou Fundamental em uma escola da rede pública. Um dos meios de acesso ao programa é através do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que tem sedes em todo o Brasil.
Veja o vídeo sobre Programa Jovem Aprendiz no Canal Programas Sociais BR:
Como se inscrever?
Será preciso ler o edital e preencher uma ficha de inscrição para participar do programa em Osasco. A ficha de inscrição, o edital está disponível no endereço no link: www.osasco.sp.gov.br/programa-jovem-aprendiz-trabalhador-inscricoes-abertas/.
A ficha deve ser baixada, preenchida e impressa. Depois disso, basta comparecer a uma das unidades do Portal do Trabalhador. Elas devem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, para efetivar a inscrição.
Além da ficha de inscrição preenchida, é preciso levar original e cópia do RG, CPF, comprovante de endereço e carteira profissional. Quem tiver menos de 18 anos deve estar acompanhado de responsável legal.
As pessoas que forem selecionadas terão salário e registro em carteira de trabalho. Irão trabalhar durante quatro dias da semana, além de terem curso de capacitação profissional em um dia da semana. Esses cursos são nas áreas de Administração, Logística, Auxiliar de Contabilidade e Desenvolvedor de Sistemas de Tecnologia da Informação.
Requisitos para participar do programa
Para participar do programa, é exigido:
- ter matrícula na rede pública de ensino;
- não ter emprego formal;
- integrar famílias de baixa renda (com seleção preferencial para quem esteja em situação de vulnerabilidade social);
- estar em situação de acolhimento institucional;
- ser egresso(a) do sistema socioeducativo ou esteja em cumprimento de medidas socioeducativas;
- integrar famílias beneficiárias de programas de transferência de renda;
- egressos(as) do trabalho infantil e os que possuam deficiência.
São consideradas pessoas em situação de risco ou vulnerabilidade social integrantes de famílias em que cada pessoa tenha renda mensal inferior a 50% do salário mínimo nacional.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!