Prefeitura De Caxias Do Sul Faz Campanha Para Quitar Dívidas

A prefeitura de Caxias do Sul iniciou campanha visando negociar débitos de famílias com parcelas em atraso no Fundo da Casa Popular (Funcap).  De acordo com dados da Secretaria Municipal da Habitação, 74% dos 1,9 mil contratos ativos estão com algum débito. Dessa maneira, esse fundo habitacional é um dos principais fatores de endividamento nessa cidade gaúcha.

A ação da Prefeitura leva o slogan “Pague em dia. Você contribui para novos empreendimentos”. Ela vai passar, nas próximas semanas, por vários bairros de Caxias do Sul. A iniciativa começou pelo bairro Vila Ipê, na última terça-feira (18/04).

Durante a ação, servidores e servidoras municipais da Habitação conversam com famílias que têm parcelas em atraso. Em alguns casos, deixam um folheto explicativo nas casas onde não encontram moradores. A parcela de vencimento do próximo mês também é entregue na visita.

As parcelas do financiamento mensais atrasadas, de acordo com a Prefeitura, têm valores que variam de R$ 30,00 a R$ 150,00. Trata-se do principal mecanismo de financiamento de habitação popular em Caxias do Sul.

O Funcap foi criado pela lei municipal nº 499/1952. Esse fundo tem por objetivo construir e financiar moradias em valores acessíveis à população de baixa renda de Caxias do Sul. Atualmente, são cerca de 5,6 mil pessoas inscritas que aguardam na fila.

Edição mais recente em 2019

A última ação de inscrição ocorreu em 2019, de forma autodeclaratória, via internet. Atualmente, novas inscrições estão suspensas. Ainda não há previsão de quando ocorrerão novamente. A ideia da Prefeitura, diminuindo a inadimplência, é ter condições de reabrir as inscrições para o programa. A receita do Funcap, atualmente, é alimentada exclusivamente com o pagamento das prestações.

Prefeitura entrega 24 casas no Loteamento Luxor - Prefeitura de Caxias do  Sul
Créditos: Prefeitura de Caxias do Sul

A inadimplência, conforme previsto nas regras do Funcap, desde que estendidas por um longo prazo, pode resultar em vários problemas. É possível gerar ações na Justiça, que, no limite,  podem levar até na perda do imóvel. Segundo a lei que regula o Funcap, é possível encaminhar o processo de rescisão 12 meses após o início da inadimplência.

Em 2020, foram dois imóveis que voltaram para o poder público. Já em 2021, foi um imóvel que teve esse destino.  Em 2022, já foram outros três imóveis na mesma situação. Atualmente, há 14 ações na Justiça em andamento. Com efeito, há ainda outras 34 com os prazos suspensos de famílias que possuem acordo judicial e retomaram os pagamentos. Esses dados são da Secretaria da Habitação de Caxias do Sul.

Como solicitar informações?

O Funcap possui duas ferramentas para se fazer a solicitação das parcelas atualizadas. Uma delas é o WhatsApp, pelo número (54) 99613-4329. A outra é o e-mail, no endereço [email protected].

 

 

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Programa Nossa Casa Governo SP

Araçatuba SP Abre Inscrições Para Casas Populares

A partir dessa segunda-feira, 06/05, a Prefeitura de Araçatuba terá inscrições para o sorteio de …

Enchente No Rio Grande Do Sul Liberado O FGTS

Caixa Libera FGTS Para Quem Mora No Rio Grande Do Sul

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta sexta-feira (03/05) um benefício para pessoas atingidas pelas fortes …

Curso Gratuito De Ciência De Dados

FGV Oferece Cursos Gratuitos De TI e Ciência De Dados

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) disponibiliza mais de uma centena de cursos gratuitos. Trata-se de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *