Veja como receber e sacar o dinheiro do PIS-PASEP

Pis/Pasep Esquecido Pode Ser Sacado Muitos Brasileiros

Veja como receber e sacar o dinheiro do PIS-PASEPDe acordo com dados do governo federal, aproximadamente 800 mil pessoas ainda podem solicitar o saque do abono salarial Pis/Pasep. Esses dados são referentes a Maio/2022, mês em que esse saque pode ser feito. A Caixa Econômica Federal (CEF) divulgou essas informações na última semana de abril.

O dinheiro esquecido no banco é referente a calendários anteriores. Assim sendo, de acordo com a CEF, esses valores seguem liberados para trabalhadoras e trabalhadores com direito ao saque. Segundo a Resolução nº 838, existe prazo de 5 anos para sacar os valores do abono salarial no valor de até um salário mínimo.

Advertisements

Assim sendo, conforme dados da CEF, o grupo que ainda tem valores disponíveis para saque é formado por:

  • 320.423 trabalhadores(as) que podem receber o abono referente ao calendário de 2019. De acordo com a CEF, são mais de R$ 208,5 milhões estão disponíveis para saque.
  • 478.724 trabalhadores(Aa) que ainda podem sacar o abono do calendário de 2020 – 125.624 que não sacaram o PIS e outros 353.100 com direito ao saque do PASEP.

Calendário de 2022

No início do ano, foi divulgado que o novo saque do Pis/Pasep de 2019 seria liberado a partir de 8 de fevereiro. Ali, teve início o calendário de pagamento do abono ano-base 2020. Porém, o Ministério do Trabalho decidiu adiar o prazo e separar os dois pagamentos.

Advertisements

O calendário do abono Pis/Pasep de 2019 iniciou em julho de 2020. Ele seguiu até março de 2021. O prazo para retirar o dinheiro foi até 30 de junho de 2021.

Como consultar se tem valores a receber?

A consulta pode ser feita pelo CPF. Para saber se tem direito ao valor do abono, basta consultar pelo meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital – download disponível pelas plataformas Android e iOS.  A mesma consulta pode ser feita por meio do app Caixa Trabalhador. Ele também traz informações sobre os valores.

Advertisements

Os aplicativos possuem a seção voltada especificamente para consultar Abono Salarial. É preciso selecionar o ano base em questão e fazer a consulta, usando o CPF.

O pedido do saque do abono salarial esquecido também pode ser feito por e-mail. Nesse caso, basta enviar o pedido de recurso administrativo para o endereço [email protected]. É preciso substituir as letras “uf” pela sigla do estado onde o trabalhador habita.

Quem recebe Pis/Pasep?

Recebe Pis/Pasep:

  • Quem tem cadastro há pelo menos 5 anos no Pis;
  • Quem recebeu de empregador pessoa jurídica remuneração média de até dois salários mínimos (R$ 2.090) no período trabalhado no ano-base;
  • Quem trabalhou com carteira assinada por no mínimo 30 dias no ano-base;
  • Quem constar na RAIS – Relação Anual de Informações Sociais – pertinente ao ano-base.
Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

Goiás Abre Inscrições Para Aluguel Social Em Mais Cidades

O programa Pra Ter Onde Morar, programa de Aluguel Social do estado de Goiás, está …

Bolsa Do Povo: Conheça Alguns Benefícios Do Programa

O Bolsa do Povo é um programa criado pelo Governo de São Paulo no ano …

Serviços Prefeitura BH PBH

Emprega BH Abre Inscrições Para Capacitação e Vagas De Emprego

As inscrições para os cursos do programa Emprega BH no Transporte e outras opções importantes …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *