Não é novidade o sucesso do Pix, criado em novembro de 2020 pelo Banco Central (BC). Atualmente, essa modalidade é a principal utilizada como meio de transferência de valores no Brasil. Uma novidade promete aumentar ainda mais as vantagens dessa modalidade: Trata-se do Pix Garantido. Entre outras coisas, essa modalidade deve permitir transações parceladas, além de compras mesmo pessoa não tiver dinheiro em conta.
Cabe ressaltar que essa modalidade ainda não foi regulamentada pelo BC. Por isso, ainda não se sabe quais serão as condições para se aderir à nova modalidade. O funcionamento do Pix Garantido se dará da seguinte maneira:
- Quem quiser efetuar um pagamento poderá fazer um agendamento na modalidade Pix Garantido. Essa opção deverá aparecer no aplicativo bancário, assim como o Pix comum;
- O banco faz uma análise para conferir se a pessoa tem limite de crédito suficiente para efetuar a compra. Depois disso, faz a confirmação;
- Quando a data de pagamento chegar, o banco, que opera como essa instituição intermediadora, debitará o saldo;
- Se o usuário não tiver saldo, automaticamente passa-se a incorrer em juros até que zere o débito.
O Pix Garantido é uma modalidade que visa permitir que outras instituições além do BC façam a intermediação de transações com o Pix. Na prática, a instituição bancária poderá ser credora para garantir que o Pix agendado seja pago. E isso acontecerá ainda que não haja saldo na conta do(a) cliente no momento da transação.
Riscos aos cartões de crédito?
O Pix Garantido, na prática, possibilitará que qualquer pessoa faça compras mesmo sem dinheiro na conta. Em tese, é algo parecido com o que já ocorre com os cartões de crédito. Porém, existe uma diferença no funcionamento.
No caso do Pix Garantido, é feito um agendamento da transação. Nesse caso, o banco paga ao credor da compra. Caso na data do pagamento quem fez a compra não tenha dinheiro em conta, passa a dever ao banco. O Pix Garantido é, assim, mais uma operação de crédito.
Uma diferença é que o Pix Garantido não terá as mesmas taxas de operação do cartão de crédito. Por isso existe uma margem para que suas operações sejam mais baratas. De toda maneira, essa modalidade, assim como qualquer compra a prazo, ainda vai requerer cuidado e responsabilidade de consumidores e consumidoras.
Quando será implementado?
Ainda não existe data estipulada para a implementação do Pix Garantido. A expectativa, porém, é de que ele saia ainda em 2022.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!