Nova CNH 2022

Nova CNH 2022 Será Emitida a Partir De 1º De Junho

Nova CNH 2022A nova versão da Carteira Nacional de Habilitação CNH começa a ser emitida a partir de 1° de junho de 2022. É o que determina a Resolução 886, de 13 dezembro de 2021 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Segundo informa, a nova carteira deverá ser mais segura que a anterior.

Isso pela Nova CNH 2022 trazer itens incorporados para dificultar a falsificação. O novo modelo será emitido inicialmente para quem for renovar a habilitação e também para quem tirou a carteira a partir de junho. Predominantemente verde e amarela, terá a letra “P” para os motoristas com permissão para dirigir. Por sua vez, trará a letra “D” oara quem já tiver a carteira definitiva.

Advertisements

Com efeito, a nova CNH permitirá a inclusão do nome social e da filiação afetiva do condutor que assim desejar, em cumprimento às determinações legais. O documento terá código similar ao usado nos passaportes, permitindo que o condutor possa embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros.

Por fim, serão admitidos documentos de habilitação tanto no formato físico quanto no formato digital. A CNH eletrônica é denominada Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNHe). A nova CNH manterá o QR Code, já disponível nessa modalidade.

Advertisements

Veja a notícia do Governo Federal: www.gov.br/pt-br/noticias/assistencia-social/2022/01/carteira-de-habilitacao-tera-nova-versao-a-partir-de-junho.

Exigências são mantidas

As exigências para obter a CNH permanecem as mesmas. Quanto à renovação do documento, ela deverá ser feita da mesma maneira, quando terminar a  validade da CNH. Essa validade é dez anos para pessoas com até 50 anos, prazo alterado pela nova versão do Código Brasileiro de Trânsito, que entrou em vigor em 2021. Cabe ressaltar que o novo modelo da carteira de habilitação não altera a validade do documento. Isso vale tanto para as antigas, quanto para as novas.

Advertisements

Já condutores com idades entre 50 e 70 anos têm prazo de renovação ampliado para cinco anos. Para pessoas com mais de 70 anos, é preciso atualizar a habilitação a cada três anos.

Também pelo novo código, as autoridades estaduais de trânsito ficam obrigadas a comunicar por meio eletrônico o condutor 30 dias antes do vencimento de sua CNH.

Enfim, as exigências para a retirada do documento ou renovação permanecem as mesmas da última alteração no Código Brasileiro de Trânsito. O que será alterado será somente o acréscimo de alguns itens de segurança no documento.

Substituição

A substituição não é obrigatória. Isso porque ela ocorrerá gradualmente para novas habilitações e também na medida em que os condutores forem renovando ou emitindo a segunda via. As adequações buscam aproximar ainda mais o documento aos padrões internacionais.

Isso significa que não será necessária uma “corrida” aos órgãos competentes a fim de retirar a nova versão do documento. Os novos, tanto para novas habilitações quanto para CNH renovadas, já virão dentro da nova versão.

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

App Auxílio Brasil Oficial

Novo Auxílio Brasil De R$600 Aprovado Com a PEC. Saiba Mais

O governo federal pretende zerar a fila de espera do programa Auxílio Brasil. Assim, pretende …

Como Deve Funcionar o Auxílio Caminhoneiro?

Na última quinta-feira (30), o Plenário do Senado aprovou a PEC 1/2022. Ela institui estado …

Microcrédito para trabalhadores informais: Confira como solicitar

Câmara Aprova Crédito Consignado Para Benefícios Sociais

A Câmara aprovou nesta quarta-feira, 29, a Medida Provisória (MP) que amplia a margem de …