MS Lança Programa Voucher Transportador. Saiba Mais

O poder público estadual sul-mato-grossense lançou um programa social para atender a profissionais do transporte. Por meio dele, será possível mudar gratuitamente de categoria de habilitação. Vamos falar aqui do Voucher Transportador.

Programa Voucher Transportador

O Governo do Estado do Mato Grosso do Sul publicou nesta sexta-feira (19/05) em seu Diário Oficial a instituição do Programa Voucher Transportador. Trata-se de programa aprovado por unanimidade na última terça-feira (16/08), em segunda votação na Assembleia Legislativa.

Ele irá permitir que, forma gratuita, motoristas façam a mudança da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O Voucher Transportador permite que motoristas que têm categoria C e D possam passar gratuitamente para E. No caso, desde que haja interesse profissional para tanto.

As Ideias do Africano!: Rendimento do motorista de caminhão cai 30% com ...

Advertisements

Além disso, motoristas de categoria B, a dos carros de passeio, poderão mudar para a D. Nesse caso, também custeados pelo poder público estadual.

Categorias

A categoria C da CNH é para veículos de carga acima de 3,5 toneladas. Enquadram-se nela pequenos caminhões, por exemplo. Já a categoria D é para veículos com mais de oito passageiros, como ônibus e micro-ônibus. A categoria E, por sua vez, é a de carretas. Nesse caso, para veículos com unidade acoplada acima de seis toneladas.

Advertisements

Como dissemos acima, a categoria B é para carros de passei, enquanto a A para motocicletas.

Como deverá funcionar o programa?

Agora, já aprovado, o programa será regulamentado e entrará em vigor, na prática. Para tanto, o governo estadual irá firmar parcerias com entidades sem fins lucrativos e com competência legal para o apoio do programa. A Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) será a pasta responsável pelo Voucher Transportador.

A quantidade máxima de pessoas beneficiárias será definida de acordo com a disponibilidade orçamentária. Por fim, haverá reserva de vagas, ainda com percentual a ser definido. A reserva será para mulheres, deficientes, negros e indígenas.

A isenção contemplada pelo programa abrange as taxas referentes ao processo de mudança para as categorias D ou E da CNH já expedida. Além disso, isenta de cobranças de cursos de qualificação, além dos referentes à homologação de certificados, exame especial por junta médica, dentre outros.

Quem poderá se inscrever no Voucher Transportador?

De acordo com a publicação, não poderão se inscrever no programa que:

  • tenham condenação definitiva por crime na condução de veículo automotor;
  • precisem reiniciar, por qualquer razão, processo de habilitação
  • tenham CNH cassada ou;
  • tenham iniciado processo de habilitação fora do Mato Grosso do Sul.

O programa é valido apenas para motoristas que residam em Mato Grosso do Sul há pelo menos um ano. Esse prazo deve contar a partir do lançamento do programa.

 

Advertisements
Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Programa Futuro Digital Cursos Técnicos Do Senai

Cursos Abertos Do Programa Futuro Digital Do Senai Veja

O Senai SP está oferecendo uma grande oportunidade para quem deseja se qualificar e se …

Projeto Pretende Criar Programa Habita Servidor Para Servidores Públicos

Projeto Pretende Criar Programa Habitacional Para Servidores

A Câmara dos Deputados está pautando o que deve ser a instituição de um programa …

Programa Bolsa do Povo SP

Governo De SP Aprimora o Programa Bolsa Do Povo Em 2023

O Governado de São Paulo disponibiliza importante Projeto, o Programa Bolsa do Povo, um programa …