O Ministério da Educação (MEC) antecipou os calendários referentes a seus principais processos seletivos de 2023. A informação foi publicada na última segunda-feira (26/12). As mudanças de data se referem diretamente ao:
- Sistema de Seleção Unificada (SiSU);
- Programa Universidade para Todos (ProUni);
- Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
A antecipação dos prazos não se deu por acaso. Ela tem como objetivo alinhar as datas dos processos seletivos com os calendários acadêmicos. Desde 2020, por conta da pandemia, os calendários acadêmicos estão prejudicados e se regularizando aos poucos.
Trata-se de uma realidade que atinge tanto instituições de ensino públicas quanto as privadas. Dessa maneira, SiSU, Prouni e Fies, adiados, podem contribuir para que essa regularização seja acelerada.
Com efeito, já em janeiro de 2023, o MEC também deve divulgar os editais com o número de vagas. Dessa maneira, quem planeja começar um curso superior em 2023, deve ter atenção nas próximas publicações da pasta. Isso vale também quanto as instituições de ensino, que darão informações a respeito do ingresso e vagas.
Novas datas divulgadas pelo MEC
De acordo com o MEC, as inscrições para o SiSU acontecem entre 16 e 24 de fevereiro de 2023. Além disso, a divulgação do resultado está prevista para dia 28 de fevereiro. Até a mudança, a previsão era de sair em 7 de março e as inscrições se iniciariam em 28 de fevereiro.
Já as inscrições para o ProUni serão abertas no dia 28 de fevereiro e vão até 3 de março. Finalmente, as inscrições para o Fies terão início no dia 7 de março, prosseguindo até dia 10 do mesmo mês.
O número de vagas em cada um dos processos seletivos ainda será divulgado, como dissemos acima, em janeiro de 2023. Ou seja, as inscrições já poderão ser feitas com candidatos e candidatas cientes do número de vagas disponíveis.
Nota do Enem nos processos seletivos
Os processos seletivos do MEC utilizam como principal critério a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Em cada um deles, a nota é usada de maneira distinta. Muda também até qual edição do exame pode servir para ser usada em alguma das seleções. Explicamos abaixo.
Para o ProUni, serão válidas também as notas obtidas no Enem de 2021. Por sua vez, para o SiSU, vale a nota obtida no Enem do ano anterior, ou seja, para 2023, vale a de 2022. Já no caso do Fies, podem ser usadas notas das edições do Enem a partir de 2010 até a mais recente.
As inscrições são gratuitas, e deverão ser feitas no site Acesso Único.
Confira aqui as novas datas dos processos seletivos do MEC 2023
SiSU
- Inscrições: 16 a 24 de fevereiro
- Resultado: 28 de fevereiro
ProUni
- Inscrições: 28 de fevereiro a 3 de março
- Resultados
- 1ª chamada: 7 de março
- 2ª chamada: 21 de março
Fies
- Inscrições: 7 a 10 de março
- Resultado: 14 de março.
As informações completas estão disponíveis aqui, no site do Governo Federal.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!