IFRN Oferta Curso Gratuito Com Bolsa No Setor De Petróleo e Gás 2024

O IFRN (Instituto Federal do Rio Grande do Norte) oferece um Curso Gratuito 2024 IFRN para pessoas interessadas em trabalhar no setor energético. Não somente isso: as pessoas que ingressarem no curso terão direito ainda a um auxílio mensal de R$380,00.

Saiba mais sobre como concorrer.

Inscrições abertas no IFRN

O IFRN abriu as inscrições para o preenchimento das vagas de um curso gratuito na área de petróleo e gás. Trata-se de um dos vários cursos gratuitos oferecidos pela instituição. Ela ajuda tanto a suprir demanda de mão-de-obra desse setor, carente de profissionais, quanto ajudar pessoas a progredirem no mercado de trabalho.

O IFRN, no campus Macau, recebe inscrições para este curso no âmbito do Projeto Poços do Conhecimento. O Edital completo encontra-se disponível na página oficial do próprio IFRN. Ele pode ser acessado aqui.

O edital do projeto contém informações sobre distribuição de vagas e datas de início de cada curso. Trata-se de uma iniciativa resultante da parceria entre várias instituições. São elas o IFRN de Macau, a FUNCERN (Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN ) e a 3R PETROLEUM.

Como dissemos, a ação foi feita visando a qualificação profissional e o fortalecimento do setor de petróleo e gás na região. Além disso, promove a inclusão produtiva, gerando novas oportunidades.

Como se inscrever?

As inscrições no curso para o setor de petróleo e gás do IFRN começaram na última segunda-feira, 05 de fevereiro. Elas estão programadas para encerrar em 08 de fevereiro. Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível aqui.

Para se inscrever no curso do IFRN, é preciso preencher alguns requisitos, que são:

  • Ter idade mínima de 18 anos
  • Ensino Médio completo ou
  • Estar cursando o último ano do Ensino Médio

Cada pessoa interessada pode se candidatar em até dois cursos no projeto. São 200 vagas, sendo 140 voltadas para o público externo e outras 60 para a comunidade do IFRN. Cabe sublinhar que a seleção para as vagas será mediante sorteio.

Como serão os cursos do IFRN?

A oferta de cursos do Instituto engloba cinco cursos gratuitos. São todos de temas essenciais para o setor de petróleo e gás. Todos eles contarão cada um com carga horária de 80 horas-aula. Importante se frisar que cada participante que concluir terá certificação com o crivo de qualidade do IFRN.

Assim sendo, cada participante terá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em temas dos mais fundamentais ao setor. São eles:

  • Propriedades e Processamento do Petróleo
  • Bombas, Compressores e Eletroeletrônica
  • Elevação Artificial do Petróleo
  • Instrumentação e Medição Aplicada à Indústria do Petróleo e Gás
  • Tubulações Industriais Aplicadas ao Petróleo

Reforçamos a possibilidade de se candidatar a dois cursos. As disciplinas foram cuidadosamente selecionadas para proporcionar uma formação abrangente e especializada. Toda a carga de conteúdos alinhada às demandas do setor de petróleo e gás, em expansão atualmente.

Matrículas e início do curso

De acordo com o edital divulgado pelo IFRN, a matrícula será nos dias 15, 16 e 19 de fevereiro. Entre 22 e 23 do mesmo mês serão convocadas pessoas que ficaram no cadastro de reserva. Os cursos estão previstos para começar nos dias 25 e 27 do mês de fevereiro.

As aulas estão programadas para ocorrer todas as terças e quintas, no período noturno. Assim, será possível haver o acesso de pessoas interessadas que possuem outras atividades diurnas. Dito de outro modo, esse horário permite pessoas que trabalham em horário comercial fazerem o curso.

Além disso, as pessoas participantes receberão uma bolsa no valor de R$ 380,00. O valor, referente a uma bolsa de extensão, visa auxiliar nas despesas de transporte e alimentação.

Finalizando, trata-se de uma oportunidade única, oferecida pelo IFRN. Pessoas que estejam à procura de emprego ou realocação profissional podem ter suas primeiras chances nessa área.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Bolsas De Estudos Para Professores Pelo Governo Federal

Bolsas De Iniciação à Docência Serão Distribuídas Pelo Governo

O Governo Federal receberá inscrições para mais de 80 mil bolsas de iniciação à docência. …

Aprenda Mais Plataforma De Cursos Do MEC

Aprenda Mais Oferece Cursos Gratuitos Na Área Do Direito

A Plataforma Aprenda Mais, do MEC — Ministério da Educação, oferece cursos em várias áreas …

Aprenda Mais Plataforma De Cursos Do MEC

Aprenda Mais Oferece Cursos Gratuitos De Idiomas

A plataforma Aprenda Mais, do MEC — Ministério da Educação, atua oferecendo vários cursos gratuitos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *