Grande ABC Terá Programa Regional De Primeiro Emprego

No Grande ABC, terá programa regional de qualificação de jovens de baixa renda. Este programa deve ser realizado ainda no primeiro semestre deste ano. O objetivo será oferecer formação técnica, profissional e cidadã para as demandas de trabalho e renda, presentes e futuras, da região.

O programa, segundo previsão, deverá beneficiar 3.750 jovens de 16 a 29 anos do Grande ABC Paulista. Terão prioridade jovens pertencentes a grupos em situação de vulnerabilidade social ou atendidos por políticas públicas sociais vigentes.

Projeto no Grande ABC é fruto de parcerias

O projeto é fruto de uma parceria entre várias entidades. Entre elas, está o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que articulou o programa e irá apontar a demanda de alunos. Além disso, participa a UFBAC (Universidade Federal do ABC), que irá atuar com seu suporte científico, técnico e tecnológico para ministrar as aulas. Além delas, participa o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). Este irá repassar o recurso para custeio do programa.

Dessa maneira, a articulação de várias entidades irá promover a inserção no mundo do trabalho de jovens no Grande ABC. Atualmente, pessoas jovens são bastante afetadas pelo desemprego e falta de oportunidades. O programa visa auxiliar no enfrentamento desse quadro.

Bolsa permanência de R$300,00

Jovens do Grande ABC terão uma importante oferta de cursos no programa. Serão eles:

  • ajudante de eletricista
  • eletricista de instalações
  • instalador (a) de sistemas fotovoltaicos
  • operador(a) de sistemas de informática
  • guia florestal
  • guia de turismo especializado(a) em atrativo turístico
  • produtor(a) cultural.

Além dos cursos, a pessoa beneficiada receberá uma bolsa-permanência de R$300,00 enquanto estiver participando do programa. Cabe reforçar que cada curso terá duração de quatro meses.

Grupos priorizados

Terão prioridade para inscrição no programa públicos pertencentes ao SINE (Sistema Nacional de Emprego), do CadÚnico (Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal), além de programas de transferência de renda, encaminhados pelos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centros de Referência Especializados em Assistência Social.

No caso, serão atendidas pessoas encaminhas das respectivas cidades do Grande ABC. Ou então aquelas atendidas por políticas públicas que visem diminuir a desigualdade do acesso à renda.

Também se enquadram no público-alvo Pessoas Com Deficiência (PCD) e em situação de vulnerabilidade ou de refúgio. Serão incluídas pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas. Também haverá vagas para pessoas egressas do sistema prisional ou que estejam em cumprimento de medida socioeducativa.

Também haverá no programa ações específicas para mulheres com foco na superação de violência doméstica. Por fim, terão atendimento estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Importância do programa

O secretário-executivo do Consórcio ABC, Mario Reali, falou à imprensa local no Grande ABC sobre a importância do programa. “É um projeto muito importante para nossa região, pois a capacitação e inclusão dos jovens no mercado de trabalho é um desafio nacional. Por isso, precisamos criar alternativas para dar oportunidades para esta faixa etária. O objetivo deste programa é contribuir para a efetividade da política de aprendizagem profissional a partir do pilar da inclusão social, conforme recomenda a Organização Internacional do Trabalho”, disse.

Programas Sociais BR
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Pela Prefeitura De São Paulo Cadastro Programa Habitacional Cohab e CDHU Gov SP

Acompanhe pelos links da Prefeitura de São Paulo o cadastro e recadastramento dos interessados no programa …

IEL Abre Inscrições Em Bolsas De Estudos Em Vários Estados

O IEL — Instituto Euvaldo Lodi Da Federação Das Indústrias, abriu 174 vagas para bolsas …

Bolsa Permanência Para Ensino Superior é Votado No Senado

O plenário do Senado vota, nesta terça-feira (11/06), a Bolsa Permanência para estudantes do Ensino …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *