Governo Quer ZERAR Fila do Bolsa Família. Saiba Como

A fila para receber auxílios federais recorrentemente é um problema para o Governo Federal. O ministro do Desenvolvimento Social e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, falou sobre sanar essa questão. Ele afirmou nesta quinta-feira, 02/03, que o governo trabalha nesse sentido.

Dias declarou que o Governo Federal age para que não haja fila para receber os benefícios do Bolsa Família. Segundo ele, há uma meta de chegar ao fim do ano com número residual na fila.

Atualmente, o governo analisa uma fila de 900 mil pessoas. Inseridas no CadÚnico, essas pessoas aguardam para entrada no Bolsa Família, restabelecido oficialmente ondem com a publicação da MP 1164. Mas, segundo o ministro, todos os cálculos apontam que o número de famílias assistidas ficará abaixo dos 20 milhões. “Em março, devemos ultrapassar R$ 1,5 milhão de pessoas que não preenchiam os requisitos do Bolsa Família“, disse.

Inauguração do Centro de Referência em Assistência Social … | Flickr
Inauguração do Centro de Referência em Assistência Social em Olinda/PE. Nesse centros tramitam processos para receberem os benefícios federais/ créditos — Flick

O ministro ressaltou que algumas pessoas já saíram voluntariamente e as demais deixarão de receber o benefício. Os motivos são diversos, que vão desde possíveis irregularidades até não precisar mais do benefício. Explicamos aqui como funciona o sistema de saída voluntária.

Sugestão do Presidente da República

O presidente Lula assinou a MP do Bolsa Família em solenidade ocorrida nesta quinta-feira (02/03). Ele sugeriu que o Ministério Público faça um convênio entre Estados e Ministério do Desenvolvimento Social para fiscalizar o recebimento do novo Bolsa Família.

A necessidade disso, segundo o presidente, se dá diante da alta de casos de fraude no sistema para receber o benefício. Segundo Lula, o compromisso de todos é de fiscalizar programa para que dê certo.

Esse não é um programa de um governo, de um presidente da República, é um programa da sociedade brasileira e que só vai dar certo se a sociedade assumir a responsabilidade de fiscalizar o cadastro único que estamos fazendo“, disse Lula. “O programa tem que chegar somente na mão de quem precisa“, completou.

Não queremos intermediários“, destacou Lula. “Somente quem tem que saber quem vai receber são vocês e a Caixa Econômica Federal.”

Pagamento que começa no dia 20

Lula reforçou o anúncio já feito pela presidente da Caixa, Rita Serrano, sobre quando começam os pagamentos. Assim, foi confirmado que pagamento do novo Bolsa Família começará no dia 20/03.

Complementando seu discurso, Lula afirmou que o programa é apenas um pedaço das coisas que o governo precisará fazer. “Não vai resolver todos os problemas”.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Enchente No Rio Grande Do Sul Liberado O FGTS

Como Ajudar As Vítimas Das Enchentes Do Rio Grande Do Sul?

Como ajudar as vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul? Depois das chuvas ocorridas …

Enchente No Rio Grande Do Sul Liberado O FGTS

Governo Do RS Recria Auxílio Para Vítimas Das Chuvas

O governo do estado do Rio Grande do Sul detalhou, o Programa Volta Por Cima …

Bolsa Atleta Potiguar RN

Bolsa Atleta Potiguar Abre Inscrições No Rio Grande Do Norte

O programa Bolsa Atleta Potiguar passou a receber inscrições em sua primeira edição, em 2024. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *