Programa Primeiro Emprego Cria Oportunidades Para Jovens Da Bahia

O Programa Primeiro Emprego (PPE) foi criado para possibilitar que estudantes egressos do curso técnico de nível médio da rede estadual acessem, de acordo com seu desempenho escolar, uma vaga para atuar em sua área de formação. Assim, poderão ter um primeiro emprego em órgãos públicos, autarquias estaduais, empresas públicas e privadas e prencipalmente agora que foi fechado um acordo com a Montadora asiática de automóveis, caminhões e ônibus a  BYD – Build Your Dreams – que negociou a compra da unidade da Ford de Camaçari na Bahia, já mque a Ford nos deixou em 2021.

O objetivo do programa é possibilitar que estudantes em busca da primeira oportunidade não sejam barrados no mercado por falta de experiência. Essa tem sido uma grande barreira a jovens. Atualmente, a faixa de pessoas entre 18 e 29 anos tem sido a mais afetada pelo brutal quadro de desemprego.

Além da inclusão no mundo de trabalho, o PPE oferece aperfeiçoamento profissional contínuo.  Dessa forma, possibilita, juntamente com a primeira oportunidade, contínuo aperfeiçoamento profissional. As contratações são intermediadas pelo Sistema Nacional de Emprego na Bahia – SineBahia,

Trata-se de uma ação social de combate ao desemprego juvenil. Objetiva, assim, a geração de emprego e renda, mas também beneficia órgãos e secretarias, que são parte de ações do programa visando melhorar a administração pública.

Como se inscrever?

Na prática, estudantes e egressos(as) da rede estadual da Bahia já são incluídos(a) automaticamente no PPE. Contudo, também podem se cadastrar no PPE e/ou atualizar seus dados no sistema do programa. O endereço para o cadastramento é o www.primeiroemprego.educacao.ba.gov.br/.

Quem já tiver o cadastro, basta entrar com seu login e senha. É fundamental manter o cadastro sempre atualizado, de maneira a poder se beneficiar com as oportunidades abertas.

A convocação é feita a partir de ranking das notas obtidas durante todo o curso. Ela será feita pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte, por meio de telefonemas, e-mails, cartas enviada pelos Correios, com aviso de recebimento direcionado ao beneficiário, além de publicação no Diário Oficial do Estado da Bahia. São instrumentos que têm como objetivo dar a maior rapidez e transparência possível ao processo.

O contrato tem duração de até 24 meses.

Programa criado em 2015

O PPE foi lançado em 2015. Inicialmente, foi definido para estudantes egressos da Rede Estadual de Educação Profissional e para jovens e adolescentes qualificados por programas governamentais. Desde então, houve a ampliação do público beneficiário, com a inclusão, por exemplo, de pessoas submetidas à medida socioeducativa ou privação de liberdade.

Essa ampliação do PPE ocorreu desde dezembro de 2021. Ali, a Assembleia Legislativa (Alba) aprovou a Lei nº 14.395, sancionada pelo governador Rui Costa (PT). A medida reestruturou todo o programa, atualizando alguns dos seus pontos centrais.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Vagas Abertas Na Rede De Lojas Magazine Luiza Pelo Brasil

Magazine Luiza Abre Vagas De Emprego Em Todo O Brasil

O Magazine Luiza, uma das maiores empresas do mercado brasileiro, acaba de abrir um novo …

CadÚnico Pelo WhatsApp

Cidades Criam Canal de Atendimento CadÚnico Pelo WhatsApp

Algumas cidades têm disponibilizado o cadastramento e atualização do CadÚnico por meio do WhatsApp, a …

Cursos Gratuitos Da Nestlé Gastronomia

Nestlé Oferece Curso Gratuito De Gastronomia

A Nestlé está com inscrições abertas para Curso Gratuito De Gastronomia. Trata-se de uma formação …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *