Governo Federal Pública Regras Do Programa Vem Ser

Programa Vem Ser Governo FederalGoverno Federal, através do Ministério da Cidadania, publicou as diretrizes do Programa Vem Ser!. A publicação aconteceu no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (15/02), com a portaria 749 da pasta. O foco do programa será promover um desenvolvimento integral crianças e adolescentes entre 8 e 17 anos por meio de iniciação esportiva.

O Programa Vem Ser! Foi criado para poder ser executado em escolas, públicas ou privadas, além de espaços comunitários, que também podem ser públicos ou privados.

As atividades irão acontecer no contraturno ou como complemento das atividades escolares. “Esse programa abrange múltiplos cenários com essa atividade virtuosa que é o esporte. O esporte simboliza para todos nós superação, mas envolve outros valores e propicia o desenvolvimento social e a qualidade de vida”, destacou o ministro da Cidadania, João Roma, no site oficial do governo: www.gov.br/pt-br/noticias/assistencia-social/2022/02/governo-federal-publica-diretrizes-do-programa-vem-ser.

Como irá funcionar o Vem Ser!

Os núcleos esportivos do Vem Ser! são projetados para 100 crianças e adolescentes (O que estranho é a oferta de vagas 100 crianças para o Brasil todo??!! Será que o Governo sabe projetar Programas Sociais???). Cada turma contará com 25 alunos. Dessa maneira, a ideia é oferecer atividades de quatro horas semanais (16 horas/aula por mês) para cada grupo.

Os núcleos vão ser viabilizados por meio de parcerias entre a Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS) da Secretaria Especial do Esporte e com governos estaduais, municipais e do Distrito Federal.

Além disso, haverá parcerias com instituições públicas federais de ensino, como universidades e institutos federais. Com efeito, a iniciativa também contará com apoio de Organizações da Sociedade Civil (OSC). Haverá ainda aporte de recursos financeiros próprios do Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania e emendas parlamentares.

Importância da iniciação esportiva na educação

Informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 81% dos adolescentes não atingem as recomendações atividades físicas semanais. Segundo o organismo, o indicado é, pelo menos, 300 minutos de exercícios físicos semanais.

O não cumprimento dessa meta tem várias implicações. Por exemplo, essa faixa etária vem sendo cada vez mais atingida por problemas como obesidade. Além disso, há incidência crescente de problemas decorrentes do sedentarismo, como algumas doenças. Além do mais, o esporte é um importante meio de socialização e formação de valores, como colaboração e trabalho em equipe.

Além da iniciação esportiva, um dos objetivos do Vem Ser! é ressaltar entre os participantes alguns valores. Entre eles, estão pontos como amizade, respeito, excelência e amor, de modo que o resultado final contribua no crescimento individual dos alunos não apenas nas atividades esportivas, mas no sentido de noções sólidas de cidadania.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Renapsi Programas Jovem Aprendiz

Rede Renapsi Oferece Vagas Jovem Aprendiz Emprego Em todo o Brasil

A Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração – Renapsi, é uma instituição não …

FGTS Liberado

Saque Aniversário Do FGTS Veja Como Baixar o App FGTS

Criado em 2019 e em vigor desde 2020, o Saque-Aniversário do FGTS 2024 permite a retirada de …

Banco Caixa

Concurso Da Caixa Editais 2024 Para Níveis Médio e Superior

As inscrições para o Concurso da Caixa 2024, com oportunidades para candidatos de níveis médio …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *