Governo Do Amapá Cria Programas Com CEA Equatorial

Na segunda-feira (05/08), o Governo do Amapá e a CEA Equatorial realizaram encontro com secretários(as) de assistência social dos 16 municípios. Estiveram presentes representantes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e outras instituições de assistência social.

O objetivo do encontro foi o de traçar estratégias para alcançar a meta de 100 mil famílias de baixa renda do Amapá. No caso, àquelas famílias beneficiadas com os programas Conta Paga Luz e Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). As metas foram traçadas até dezembro deste ano.

O “Conta Paga Luz” é um novo programa do governo estadual amapaense. A ação que parte do convênio entre Governo e a empresa responsável pela concessão, a Equatorial.  Ele foi assinado em maio deste ano.

Desde que entrou em vigência, o Conta Paga garantiu o pagamento integral da conta de energia de 20 mil famílias de baixa renda no Amapá. Além da renda, é necessário ter o consumo de energia de até 150 kw/mês para obter o programa.

Advertisements
Mulher realizando a apresentação de um arquivo em powerpoint
Superintendente do Grupo Equatorial no Amapá, Cristiany Pessoa, apresentou estratégias para aumento de cadastros na Tarifa Social (Foto: Divulgação/CEA Equatorial?

De acordo com o diretor-presidente da CEA Equatorial, Augusto Dantas, o encontro cria uma grande rede de apoio junto ao Estado e municípios. Assim, a tarifa social pode atingir o maior número possível de pessoas em todo o Amapá.

“Inicialmente, tínhamos somente 18 mil famílias beneficiadas e, atualmente, estamos com 46 mil, sendo que desse quantitativo, 20 mil têm a conta totalmente paga pelo Governo. O Amapá é o único estado que possui um programa como esse”, explicou.

Advertisements

Importância da assistência social

A secretária de Estado da Assistência Social, Lena Gomes, falou no encontro sobre a importância de profissionais da assistência social. Segundo ela, essas pessoas são a porta de entrada para que a família de baixa renda seja identificada e, assim, receba o benefício.

“É sempre importante promover ações como essas, que atuam em prol da sociedade, principalmente nesse cenário pós pandêmico, em que muitos ainda se encontram em vulnerabilidade social”, frisou.

Programas e Critérios para acessá-los

A TSEE concede descontos na conta de energia a famílias de baixa renda. Para tanto, é preciso ter Número de Inscrição Social (NIS) ativo. No Amapá, os descontos podem chegar a 100% devido ao Programa Conta Paga, parte do Programa Luz para Viver Melhor.

O convênio atuará no custeio da parcela não contemplada pela TSEE, regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). É necessário que as famílias estejam inscritas no CadÚnico e cadastradas para o desconto junto à CEA Equatorial. Mais informações, aqui.

Uma família de tarifa social, com consumo de até 150 kw no mês pode usar, em média, os seguintes eletrodomésticos: 1 geladeira, 3 ventiladores, lâmpadas e 1 aparelho de televisão.

 

Advertisements
Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Projeto Pretende Criar Programa Habita Servidor Para Servidores Públicos

Projeto Pretende Criar Programa Habitacional Para Servidores

A Câmara dos Deputados está pautando o que deve ser a instituição de um programa …

Concursos Federais Anunciados Pelo Governo

O Que Muda Depois De Aprovada A Reforma Tributária No Senado?

A Reforma Tributária estava prevista desde a aprovação da Constituição de 1988, e já era …

Eu Capacito Cursos e Oportunidades Trabalho e Bolsas De Estudos

Plataforma Eu Capacito Cursos Gratuitos Para Área De Tecnologia

O mercado de trabalho está em constante evolução, e para acompanhar as demandas da economia …