loader image
Categorias
Acre Alagoas Amapá Amazonas Bahia Ceará Distrito Federal Espírito Santo Goiás Maranhão Mato Grosso Mato Grosso do Sul Minas Gerais Pará Paraíba Paraná Pernambuco Piauí Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Rondônia Roraima Santa Catarina São Paulo Sergipe Tocantins

Governo Bolsonaro Quer Desvincular Mínimo Da Inflação

Paulo Guedes confirmou nesta quinta-feira (20/10) que planeja desvincular o salário mínimo da inflação. A fala do Ministro da Economia do Governo Bolsonaro aconteceu em encontro com empresários na sede da Confederação Nacional do Comércio (CNC). O encontro ocorreu no Rio de Janeiro. As informações são de matérias da Folha de São Paulo e do G1.

Por determinação constitucional, o salário mínimo é reajustado ano a ano de acordo com a inflação do ano anterior. Por exemplo, se a inflação desse ano, acumulada, for de 5%, o reajuste do mínimo para o próximo ano deve ser, no mínimo, de 5%.

Em caso de desvinculação, o valor do reajuste poderá ser menor que a inflação. Isso dependeria somente da vontade do governo.

Havendo isso, pode ocorrer o que se chama de perda do valor real do salário mínimo. Isso acontece quando mesmo com o seu valor sendo reajustado, ele perde poder de compra em relação ao período anterior.

Bolsonaro usa máquina com pacote bilionário de 9 medidas | Política
Créditos: Brasil de Fato

Mas como essa medida será tomada, sendo que a vinculação do salário mínimo com a inflação é determinada pela Constituição de 1988? A ideia é apresentar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC). Segundo Guedes, ela já viria sendo elaborada desde o início do ano.

O plano, segundo Folha de São Paulo e G1, é apresentar a PEC assim que terminar o segundo turno das Eleições 2022. Dessa maneira, a proposta não atrapalharia a campanha de reeleição do atual presidente e candidato Jair Bolsonaro (PL).

Anúncio

Desvincular o mínimo da inflação para custear o Auxílio Brasil, segundo Guedes

Segundo o Ministro da Economia do Governo Bolsonaro, o Auxílio Brasil no patamar de R$600,00 só será mantido com a aprovação dessa PEC. Cabe ressaltar que a proposta do atual governo, no orçamento de 2023, é do Auxílio Brasil em R$405,00.

“É claro que vai ter o aumento do salário mínimo e aposentadorias pelo menos igual à inflação, mas pode ser até que seja mais. Quando se fala em desindexar, as pessoas geralmente pensam que vai ser menos que a inflação, mas pode ser o contrário”, disse o ministro.

As informações são do site G1.

Quais efeitos de desvincular o mínimo da inflação?

Conforme exemplificamos acima, essa medida abre brecha para que ele seja reajustado abaixo da inflação. No esquema atual, alguns governos já reajustaram o mínimo acima da inflação, visando aumentar o poder de compra. Isso está dentro da lei. O que não pode é o reajuste ficar abaixo. Se uma PEC como a proposta por Guedes for aprovada, isso será possível.

Além disso, devemos lembrar que é possível haver uma reação em cadeia. Isso porque o valor do salário mínimo serve de base para calcular diversos outros valores. Pagamentos de pensões e aposentadorias, por exemplo.

Assim, um salário mínimo reajustado abaixo da inflação significaria pagamentos do BPC, pensões e aposentadorias pelo INSS, dentre outros, desvalorizados no seu valor real e poder de compra.

Por Valdnir Fernandes

Meu Nome é Valdnir Fernandes - sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *