Programa De Combate Ao Racismo Estrutural Em Goiás

Goiás Lança Programa De Combate Ao Racismo Estrutural

Programa De Combate Ao Racismo Estrutural Em GoiásA Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) lançou o programa Goiás sem Racismo. Trata-se de uma iniciativa que visa combater o racismo estrutural no estado. Para tanto, oferecerá formação e capacitação profissional para pessoas autodeclaradas pretas e pardas.

Inicialmente, serão duas mil vagas direcionadas a servidores(as) públicos(as) dos 246 municípios goianos. Com efeito, haverá uma prioridade aos 45 que abrigam comunidades tradicionais. A meta é que os(as) dois mil primeiros profissionais capacitados se transformem em replicadores. Esse grupo deverá ajudar a promover este trabalho antirracista em Goiás.

Advertisements

O Goiás sem Racismo é fruto de uma parceria da Seds com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Além disso, conta com o apoio do Ministério da Mulher, da Família, e dos Direitos Humanos. Essa pasta apoia a iniciativa por meio da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (MMFDH).

Todos os cursos serão virtuais. Serão ofertados pela plataforma EAD da Secretaria de Estado de Educação. As inscrições podem ser feitas pelo formulário disponibilizado neste link.
Veja o vídeo abaixo sobre este assunto e no Canal do Programas Sociais BR mais vídeos importantes de Programas Sociais:

Advertisements

Importância da ação

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Wellington Matos, destaca a importância da ação à Agência Cora Coralina. “É um debate urgente. Sabemos que ninguém se declara racista, mas o racismo continua matando e marginalizando pessoas diariamente. E não há nada mais oposto à esfera pública do que o preconceito.”

Advertisements

Fátima Gavioli, secretária de Estado de Educação, também falou sobre o programa à Agência Cora Coralina. Ela lembra a importância de se trabalhar essa sensibilização. “É uma luta que precisa ser levantada todos os dias. As pessoas costumam dizer que é exagero, mas só pensa assim quem está numa condição de privilégio”, comentou.

O secretário nacional de Políticas de Igualdade Racial, Paulo Roberto, destaca que 75% dos pobres no Brasil são pretos ou pardos. “Não há determinismo biológico, genético. Nós só temos uma raça, a raça humana. Então o racismo é uma construção social que segrega nossa sociedade.”

O que é racismo estrutural?

O conceito “racismo estrutural” foi pensado para falar do problema do racismo em sociedades como a brasileira. Por meio dele, entende-se que o racismo não se resume a meros atos individuais. No caso, o racismo é reproduzido e vivido nas variadas estruturas da sociedade. Ele se dá na discrepância no nível de acesso à educação entre pessoas brancas e negras, por exemplo. Além disso, realça a característica racista das inúmeras segregações espaciais existentes nas cidades e das desigualdades sociais.

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

Vale-Gás Para Família de Baixa Renda

Vale-Gás Tem A Maior Fila De Espera De Programas Federais

O Vale-Gás nacional é o benefício social do Governo Federal que, atualmente, possui a maior …

Casa Conjuntos Habitacionais GO

Projeto Cria Programa Para Professores Comprarem Imóvel

O Projeto de Lei 1920/22 (PL 1920/22) foi apresentado pelo deputado Márcio Macedo (PT-SE). Ele …

Como Deve Funcionar o Auxílio Caminhoneiro

O Que Fazer Para Receber O Auxílio Caminhoneiro?

De acordo com o Governo Federal, o chamado Auxílio Caminhoneiro começou a ser pago em …