Jovem Aprendiz Oportunidades

Fica Vivo! e Copasa MG Oferecem Capacitações Para Jovens

Jovem Aprendiz OportunidadesO Fica Vivo!, programa social criado em Minas Gerais para combater criminalidade entre jovens, vem oferecendo cursos de capacitação. Dessa vez, a oportunidade de frequentar cursos profissionalizantes teórico-práticos de Processos Administrativos vem sendo feito com várias parcerias. Uma delas é o o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

A iniciativa faz parte de um Termo de Cooperação Técnica do programa. Ele foi assinado em novembro do ano passado. Participam dele a Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Supec), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

Advertisements

A expectativa é a de que 160 jovens se capacitem no curso de Processos Administrativos. A capacitação vem sendo realizada no Senai Cedetem (Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Madeira e do Mobiliário). Essa unidade fica em Contagem, município da Grande BH. O programa tem duração de dois anos, com 80 jovens inscritos a cada ano.

A iniciativa visa a inclusão profissional de adolescentes e jovens que vivem em comunidades com altos índices de vulnerabilidade social. O Fica Vivo! atua justamente essas comunidades, também afetadas com altos índices de criminalidade.

Advertisements

Para frequentar o curso, pessoas inscritas recebem meio salário-mínimo, vale transporte e vale-alimentação. Além disso, recebem contrato assinado com a Copasa, em condição de Jovem Aprendiz. A empresa também é responsável por oferecer o curso em parceria com o Senai Cedetem.

Como participar?

Podem participar das capacitações em parceria com a Copasa quaisquer participantes do Fica Vivo!. Há várias unidades do programa distribuídas em todo o estado de Minas Gerais. É possível consultar a lista completa delas aqui.

Advertisements

Porém, com relação a essa capacitação, é preciso estar atendido em alguma unidade do Fica Vivo! da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A primeira turma começou ano passado, em novembro. Em abril de 2022, teve início a segunda turma. Há outra que será aberta no final de 2022, com início em 2023.

Importância da iniciativa

À Agência Minas Gerais, a gerente do Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!, Ana Carolina Gonçalves Ferreira, falou sobre a iniciativa. Para ela, a situação de vulnerabilidade de jovens em periferias mineiras se agravou durante a pandemia.

“Para nós, do Fica Vivo!, essa parceria é muito especial, por que é a única formalizada para encaminhamento dos jovens para cursos profissionalizantes de continuidade e sustentabilidade, com a oportunidade de inclusão no mercado de trabalho. Além de oferecer a eles uma ajuda financeira, é uma oportunidade de prevenir a criminalidade”, disse.

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

Carteira de Trabalho

Câmara Aprova MP Que Permite Trabalho Sem Vínculo

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (11/05) a Medida Provisória (MP) 1.099/2022. …

Ações a Favor da Mulher SOS Mulher Gov SP

Governo De SP SOS Mulher App e Site Com Programas Voltados Às Mulheres

O Governo de São Paulo vem desenvolvendo diversas ações, programas e iniciativas voltadas ao público …

Instituto Grupo BIG Em Recife Oportunidades

Instituto Grupo BIG Em Recife Oportunidades Na Escola Social No Varejo

As inscrições para as turmas do primeiro ou segundo semestre da Escola Social do Varejo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *