Feira De Empregos Para Pessoas Com Deficiência No RJ

Circuito Dia D – Feira de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência

Acontece no próximo dia 14/07, no Rio de Janeiro, o Circuito “Dia D” – Feira de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência – PCDs. O evento acontece sexta-feira, das 9h às 17h, na Estácio Tom Jobim, na Barra. O endereço é Avenida das Américas, 4.200. Serão oferecidas 580 vagas para diversas funções e empresas.

O evento é promovido pelo Instituto Rede Incluir. Ele proporcionará um encontro entre candidatos e candidatas de todo o Rio de Janeiro com aptidão para vagas oferecidas com as empresas. Existem várias empresas participantes à procura mão de obra qualificada, bem como construírem ambiente acessível e inclusivo nas suas unidades.

A taxa de contratação por feira, em todas as suas edições, varia 20% a 40%. Serão cerca de 15 empresas de vários segmentos produtivos. Haverá contratantes nos setores industrial, comercial e de serviços.

As pessoas interessadas devem apresentar Carteira de Trabalho (CTPS), além de documentos de identidade, CPF, Currículo atualizado e laudo.

Desemprego maior entre pessoas com deficiência

A Lei Federal 8.213/91 estabelece a obrigatoriedade de empresas com mais de 100 funcionários(as) reservarem de 2% a 5% das vagas para pessoas com deficiência. Porém, os dados mostram que o desemprego afeta de maneira ainda mais aguda essas pessoas.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de participação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é apenas 28,3% no Brasil. Além disso, o desemprego é maior entre pessoas com deficiência. Passa de 10% ante a pouco mais de 9% da população geral. Ainda de acordo com o IBGE, pessoas com deficiência correspondem a 8% da população brasileira.

Sobre a iniciativa

O ‘Circuito Dia D’ é um evento organizado pelo Instituto Rede Incluir, como dissemos. Essa organização sem fins lucrativos trabalha auxiliando empresas em programas de inclusão social. Promove a conscientização para acessibilidade e democratização dos ambientes de trabalho.

Mas seu trabalho vai além.  A Rede incluir Trabalho oferece o programa incluindo libras, o recrutar é incluir, além diagnóstico inclusivo e academia inclusiva.

O evento ainda conta com parceria com Superintendência Regional do Trabalho, Ministério Público do Trabalho MPT 1ª Região e a Comissão Permanente de Acessibilidade Inclusão do Tribunal Regional do Trabalho – TRT 1ª Região, Instituto de Seguridade Social INSS, Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES e demais instituições como a Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência – SMPD Rio.

Esta iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda de 2030 da ONU.  Nos seus artigos 8 e 10, define como metas trabalho decente e crescimento econômico e redução de desigualdades.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Concurso Federal Para Os Correios

Acompanhe Concurso Dos Correios 2024 Para Médio e Superior

Os Correios estão se preparando para a realização de um Concurso 2024 para preencher 5 mil …

Programa Acredita crédito para melhorar a vida das pessoas

Programa Acredita é Lançado Pelo Governo Federal

O Governo Federal lançou em 22/04 o Programa Acredita, com o objetivo de gerar emprego …

Encceja/ reprodução

Encceja Acompanhe Calendário o Cronograma 2024

O MEC (Ministério da Educação) divulgou o calendário do Encceja (Exame Nacional para Certificação de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *