Circuito Dia D – Feira de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência
Acontece no próximo dia 14/07, no Rio de Janeiro, o Circuito “Dia D” – Feira de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência – PCDs. O evento acontece sexta-feira, das 9h às 17h, na Estácio Tom Jobim, na Barra. O endereço é Avenida das Américas, 4.200. Serão oferecidas 580 vagas para diversas funções e empresas.
O evento é promovido pelo Instituto Rede Incluir. Ele proporcionará um encontro entre candidatos e candidatas de todo o Rio de Janeiro com aptidão para vagas oferecidas com as empresas. Existem várias empresas participantes à procura mão de obra qualificada, bem como construírem ambiente acessível e inclusivo nas suas unidades.
A taxa de contratação por feira, em todas as suas edições, varia 20% a 40%. Serão cerca de 15 empresas de vários segmentos produtivos. Haverá contratantes nos setores industrial, comercial e de serviços.
As pessoas interessadas devem apresentar Carteira de Trabalho (CTPS), além de documentos de identidade, CPF, Currículo atualizado e laudo.
Desemprego maior entre pessoas com deficiência
A Lei Federal 8.213/91 estabelece a obrigatoriedade de empresas com mais de 100 funcionários(as) reservarem de 2% a 5% das vagas para pessoas com deficiência. Porém, os dados mostram que o desemprego afeta de maneira ainda mais aguda essas pessoas.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de participação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é apenas 28,3% no Brasil. Além disso, o desemprego é maior entre pessoas com deficiência. Passa de 10% ante a pouco mais de 9% da população geral. Ainda de acordo com o IBGE, pessoas com deficiência correspondem a 8% da população brasileira.
Sobre a iniciativa
O ‘Circuito Dia D’ é um evento organizado pelo Instituto Rede Incluir, como dissemos. Essa organização sem fins lucrativos trabalha auxiliando empresas em programas de inclusão social. Promove a conscientização para acessibilidade e democratização dos ambientes de trabalho.
Mas seu trabalho vai além. A Rede incluir Trabalho oferece o programa incluindo libras, o recrutar é incluir, além diagnóstico inclusivo e academia inclusiva.
O evento ainda conta com parceria com Superintendência Regional do Trabalho, Ministério Público do Trabalho MPT 1ª Região e a Comissão Permanente de Acessibilidade Inclusão do Tribunal Regional do Trabalho – TRT 1ª Região, Instituto de Seguridade Social INSS, Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES e demais instituições como a Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência – SMPD Rio.
Esta iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda de 2030 da ONU. Nos seus artigos 8 e 10, define como metas trabalho decente e crescimento econômico e redução de desigualdades.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!