Documento Único Do Detran De Arrecadação DUDA Do Detran RJ

Existem diversas taxas necessárias para estar regular para dirigir algum veículo. Muitas vezes, é necessário emitir vários documentos e pagá-los um a um, o que pode causar dificuldades. Nesse sentido, alguns departamentos de trânsito tem usado meios de unificar o processo. Dito de outra forma, buscar mecanismos de se emitir um único documento com todas as taxas.

Vários departamentos estaduais de trânsito usam mecanismos para simplificar essa tributação. Dessa maneira, existem métodos em que taxas, multas ou tributos podem ser pagos usando o mesmo documento. É o caso do Detran-RJ. Para motoristas fluminenses, existe o Documento Único do Detran de Arrecadação, ou o DUDA – DUDA Eletrônico.

Esse documento serve de comprovante das diversas taxas de serviço. Entre elas, estão taxas de carteiras de veículos, fiscalização anual, mudança ou inclusão em categorias e emissão de carteira de habilitação, dentre outros. Logo na página inicial do Detran-RJ há a guia onde o documento pode ser emitido. Ela está disponível aqui: www.detran.rj.gov.br/index.asp.

Existem diversos tipos de tributações semelhantes espalhados pelo Brasil. É preciso, contudo, observar como que esse processo funciona em cada estado da federação e no Distrito Federal. Geralmente, sua emissão é feita no site do Detran local.

Como emitir?

Pessoas do Rio de Janeiro ainda têm a opção de gerarem o documento pelo site do banco Bradesco, aqui: www.banco.bradesco/html/classic/produtos-servicos/mais-produtos-servicos/pagamentos.shtm. Uma vez no site:

  • siga para a opção Tributos e entre em Detran RJ, GRD, DUDA e GRM.
  • escolha a opção gerar boleto.
  • continue e siga as orientações do site.

Existe uma isenção do DUDA para idosos cuja idade for superior a 65 anos.

Além disso, cumpre ressaltar que qualquer pessoa que pagou a taxa do DUDA sem ela ser devida pode pedir ressarcimento. No Detran- RJ, neste link, há todas as informações necessárias sobre os procedimentos de reaver valores.

Serviços

O pagamento do DUDA também é necessário para fazer agendamentos de vários serviços. Entre eles, a renovação da CNH. A nova regra para a renovação de CNH no Rio de Janeiro, que pode ser online, exige o pagamento do DUDA. Aqui, neste site, explicamos como é possível fazer esse procedimento.

Depois de pagar o DUDA, é possível acessar e solicitar serviços nos postos digitais do Detran-RJ. O agendamento fica disponível a depender de como foi o pagamento. No caso, feito em dinheiro ou em terminal bancário, ele fica disponível já no dia seguinte. Por sua vez, em pagamentos com cheque, por exemplo, pode demorar alguns dias.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Harvard Disponibiliza Cursos Online Gratuitos Em Português

A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, é renomada instituição de ensino superior fundada em …

FGV Oferece Cursos Gratuitos De TI e Ciência De Dados

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) disponibiliza mais de uma centena de cursos gratuitos. Trata-se de …

ENEM Isenção e Inscrições 2024 e o Que Estudar Para a Prova

Saiba como ter uma ajuda nos estudos para o ENEM 2024 e agora é a hora …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *