Pessoas com algum “dinheiro esquecido” nos bancos e retidos no Banco Central (BC) vão poder conferir o valor dos recursos e pedir o resgate a partir de segunda-feira (07/03/2022). Ao todo, são R$ 4 bilhões que serão pagos a 28 milhões de clientes. Desses, são 26 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de empresas.
O BC irá liberar outro lote de consultas no início do mês de maio de 2022.
Assim sendo, entre os dias 7 e 14 de março, as consultas e pedidos de resgate serão liberados para pessoas nascidas antes de 1968 e empresas criadas antes deste mesmo ano. As datas para consulta de valores para pessoas e empresas nascidas nos anos seguintes segue o calendário abaixo:
Data de nascimento (pessoa) ou de criação (empresa) | Período de agendamento (consulta e resgate) | Data de repescagem (para quem perder a data agendada) |
---|---|---|
Antes de 1968 | 7 a 11/3 | 12/3 |
Entre 1968 e 1983 | 14 a 18/3 | 19/3 |
Após 1983 | 21 a 25/3 | 26/3 |
Quando receber o agendamento, confira se foi para o período de 4h às 14h ou de 14h às 24h. Se você esquecer ou perder a data e o período, não tem problema. Basta consultar novamente e receber a mesma informação.
Ainda há algumas dúvidas sobre como receber os valores. Abaixo, um passo a passo sobre o procedimento.
Antes do resgate
Antes de fazer o resgate dos valores, é preciso seguir os passos abaixo:
- Primeiro, veja se tem algo a receber pelo site www.valoresareceber.bcb.gov.br/. Importante: não é preciso deixar para fazer essa consulta até o dia de liberação da consulta e pedido de resgate. Essa consulta deve ser feita o quanto antes;
- Uma vez no site, deve-se inserir o CPF da pessoa ou o CNPJ da empresa. Em seguida, a data de nascimento da pessoa ou da criação da empresa;
- Caso não haja valor a receber: haverá uma mensagem dizendo que não há valor a ser recebido. Caso haja valor a receber: o site dirá para voltar no site ou entre as 4h e 14h ou entre 14h às 24h de uma data segundo o calendário acima;
- Cabe reforçar: nesse momento, não haverá menção ao valor a ser recebido.
Depois da consulta, antes do resgate
Caso tenha algum valor a receber, como dito acima, há uma data definida para conferir os valores e pedir o resgate. Isso deverá ser feito usando o login Gov.Br. Mas é preciso ter o nível de segurança ouro ou prata no site para fazer a operação.
Atenção: a operação pode ser eventualmente trabalhosa. Por isso, é recomendável fazer esse procedimento antes da data de consulta/resgate.
No dia do resgate
Conferido que há um valor e obtido nível prata ou ouro no Gov.br:
- Retorne ao www.valoresareceber.bcb.gov.br/ na data e horário definidos. Caso perca a data, é possível voltar na data da repescagem;
- Depois, faça login com a senha Gov.Br nível prata ou ouro;
- Aceite o termo de responsabilidade
Depois disso aparecem as opções abaixo:
- Consultar:
a) o valor a receber;
b) a instituição que deve devolver o valor;
c) a origem (tipo) do valor a receber; e
d) informações adicionais, se for o caso. - Clicar na opção que o sistema indicar:
a) ” Solicitar por aqui ” significa que a instituição oferece a devolução do valor via Pix no prazo de até 12 dias úteis:
– selecionar uma das chaves Pix e informar os dados pessoais;
– guardar o número de protocolo, se precisar entrar em contato com a instituição. - b) ” Solicitar via instituição ” significa que a instituição não oferece a devolução por Pix no prazo de até 12 dias úteis. No caso, é preciso entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de devolução do valor.
BOA SORTE !!
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!