DF: Ação Oferta Cursos Gratuitos a Jovens De 15 a 24 Anos

A partir desta segunda-feira (11/07) até 29 de julho, um novo programa oferecerá cursos gratuitos a jovens do Distrito Federal. Assim, pessoas com idade entre 15 e 24 anos e renda familiar per capita de até dois salários mínimos poderão se inscrever no Programa Vencer. Trata-se de iniciativa que oferece  qualificação social e profissional a esse público.

As inscrições devem ser  feitas pelo site www.vencer.sejus.df.gov.br/. Entre os cursos disponíveis, estão os de cuidador de idosos, garçom, açougueiro, assistente financeiro e maquiador.

O programa é fruto de parceria entre a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Os cursos terão de 160 horas-aula a 240 horas-aula. Além disso, serão ministrados nos seguintes centros de educação profissional:

  • Ceilândia
  • Jessé Freire (Setor Comercial Sul)
  • Plano Piloto
  • Sobradinho
  • Taguatinga
  • Unidade de Tecnologia do Turismo e Hospitalidade (TTH).

Quem se interessar, poderá se matricular simultaneamente em dois cursos diferentes. Para tanto, é preciso que haja disponibilidade de vagas, além de que quem se matricula deve ter disponibilidade de horários. A Sejus informou que reservará 10% das vagas. Elas serão para adolescentes e jovens atendidos pelas entidades do Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente do DF. Elas também se voltam a pessoas atendias pelas demais políticas públicas da secretaria.

As especificações e  requisitos do programa constam no edital publicado no Diário Oficial do Distrito Federal desta sexta-feira (08/07).

Objetivos do programa

“Essa parceria visa ensinar e ampliar os horizontes desses adolescentes e jovens, além de propiciar a superação pessoal e o resgate da autoestima, com mudança de mente e comprometimento com um ofício. Esses cursos significam crescimento econômico do país, gerando melhores oportunidades de emprego e renda para jovens e adultos”, explica o secretário de Justiça e Cidadania, Jaime Santana, à Agência Brasília.

Para sanar quaisquer dúvidas sobre o Programa Vencer, é possível esclarecer via e-mail. Para isso, podem entrar em contato por meio do seguinte endereço eletrônico: [email protected].

Passe Livre Estudantil

Quem estiver devidamente matriculado ou matriculada nos cursos do Programa Vencer poderá ter acesso ao Passe Livre Estudantil. Isso porque o SENAC é reconhecido pela Secretaria de Educação e possui cadastro junto aos Sistemas de Bilhetagem Automática.

Para isso, estudantes do programa deverão realizar o cadastro junto ao site www.mobilidade.brb.com.br/passelivre/. Depois de feita a inscrição, será preciso anexar a documentação exigida. Ela é:

  • documento de identidade pessoal (RG);
  • CPF
  • declaração de escolaridade com validade de até 30 dias
  • comprovante de endereço com validade de até 90 dias
  • foto 3×4 atualizada;
Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Bolsas De Estudos Para Professores Pelo Governo Federal

Bolsas De Iniciação à Docência Serão Distribuídas Pelo Governo

O Governo Federal receberá inscrições para mais de 80 mil bolsas de iniciação à docência. …

Aprenda Mais Plataforma De Cursos Do MEC

Aprenda Mais Oferece Cursos Gratuitos Na Área Do Direito

A Plataforma Aprenda Mais, do MEC — Ministério da Educação, oferece cursos em várias áreas …

Aprenda Mais Plataforma De Cursos Do MEC

Aprenda Mais Oferece Cursos Gratuitos De Idiomas

A plataforma Aprenda Mais, do MEC — Ministério da Educação, atua oferecendo vários cursos gratuitos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *