A partir desta segunda-feira (11/07) até 29 de julho, um novo programa oferecerá cursos gratuitos a jovens do Distrito Federal. Assim, pessoas com idade entre 15 e 24 anos e renda familiar per capita de até dois salários mínimos poderão se inscrever no Programa Vencer. Trata-se de iniciativa que oferece qualificação social e profissional a esse público.
As inscrições devem ser feitas pelo site www.vencer.sejus.df.gov.br/. Entre os cursos disponíveis, estão os de cuidador de idosos, garçom, açougueiro, assistente financeiro e maquiador.
O programa é fruto de parceria entre a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Os cursos terão de 160 horas-aula a 240 horas-aula. Além disso, serão ministrados nos seguintes centros de educação profissional:
- Ceilândia
- Jessé Freire (Setor Comercial Sul)
- Plano Piloto
- Sobradinho
- Taguatinga
- Unidade de Tecnologia do Turismo e Hospitalidade (TTH).
Quem se interessar, poderá se matricular simultaneamente em dois cursos diferentes. Para tanto, é preciso que haja disponibilidade de vagas, além de que quem se matricula deve ter disponibilidade de horários. A Sejus informou que reservará 10% das vagas. Elas serão para adolescentes e jovens atendidos pelas entidades do Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente do DF. Elas também se voltam a pessoas atendias pelas demais políticas públicas da secretaria.
As especificações e requisitos do programa constam no edital publicado no Diário Oficial do Distrito Federal desta sexta-feira (08/07).
Objetivos do programa
“Essa parceria visa ensinar e ampliar os horizontes desses adolescentes e jovens, além de propiciar a superação pessoal e o resgate da autoestima, com mudança de mente e comprometimento com um ofício. Esses cursos significam crescimento econômico do país, gerando melhores oportunidades de emprego e renda para jovens e adultos”, explica o secretário de Justiça e Cidadania, Jaime Santana, à Agência Brasília.
Para sanar quaisquer dúvidas sobre o Programa Vencer, é possível esclarecer via e-mail. Para isso, podem entrar em contato por meio do seguinte endereço eletrônico: subpca@sejus.df.gov.br.
Passe Livre Estudantil
Quem estiver devidamente matriculado ou matriculada nos cursos do Programa Vencer poderá ter acesso ao Passe Livre Estudantil. Isso porque o SENAC é reconhecido pela Secretaria de Educação e possui cadastro junto aos Sistemas de Bilhetagem Automática.
Para isso, estudantes do programa deverão realizar o cadastro junto ao site www.mobilidade.brb.com.br/passelivre/. Depois de feita a inscrição, será preciso anexar a documentação exigida. Ela é:
- documento de identidade pessoal (RG);
- CPF
- declaração de escolaridade com validade de até 30 dias
- comprovante de endereço com validade de até 90 dias
- foto 3×4 atualizada;
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!