Curso De Empreendedorismo No Centro Do RJ Abre Inscrições

Estão abertas até a próxima sexta-feira (24/03) as inscrições gratuitas para o IV Falem da Zona Oeste. Trata-se de um projeto criado e gerido pela organização e Ponto de Cultura Viva Zona Oeste. Na edição de 2023 será oferecido o curso de Empreendedorismo.

O curso acontecerá presencialmente, em parceria com a Galeria Providência. Seu endereço fica na Rua Bento Ribeiro nº 86, 3º andar – Gamboa.

As inscrições para o curso presencial podem ser feitas online através deste link. Trata-se de um formulário online, no qual se pede alguns dados para se confirmar a inscrição.

Galeria da Providência receberá o curso. Foto: Divulgação

Além do curso, o projeto abrirá inscrições, a partir desta segunda-feira (20/03), para mentorias online gratuitas. Cada uma delas contará com uma hora de duração. Elas serão voltadas para agentes culturais de toda a cidade do Rio de Janeiro. As mentorias irão acontecer de abril a julho, sempre priorizando agentes periféricos.

As inscrições para as mentorias gratuitas odem ser feitas neste link. Este projeto conta com recursos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e do Governo Federal.

Como funcionará o curso?

No curso, serão doze encontros. Eles ocorrem semanalmente, de abril a junho. Eles vão ocorrer todas as segundas-feiras (exceto no feriado do trabalho, dia 01 de maio). Cada um dos encontros contará com duas horas de duração. Serão duas turmas distintas: das 16h às 18h e das 19h às 21h.

Durante o curso, serão abordados os seguintes temas:

  • Desenvolvimento de produtos, serviços e projetos culturais
  • Elaboração de projetos culturais, construção de portfólio e materiais de venda;
  • Formalização de negócios (principalmente do tipo MEI) e comunicação (incluindo desde as redes sociais até a comunicação comunitária).

As vagas são voltadas, prioritariamente, para moradores do Morro da Providência. Também são priorizados afroempreendedores e lideranças indígenas. As vagas também estão abertas para agentes culturais periféricos de toda a cidade do Rio.

A metodologia do curso é voltada a estimular que qualquer pessoa consiga ser empreendedora. Isso sem deixar de reforçar e valorizar as características sociais de alguém que venha da periferia.

Palestrantes

O curso terá a participação de palestrantes e mentores da própria organização Viva Zona Oeste. Estão confirmadas as participações de Fernanda Rocha e Vinicius Longo, fundadores e coordenadores da organização.

Vinicius é artista, jornalista e empreendedor. Nasceu no Complexo do Alemão e atua com a busca de melhores oportunidades de viver com dignidade. Há 12 anos, vive na Zona Oeste. Já Fernanda Rocha é formada em dança, e é artista, educadora e empreendedora. Nascida e crescida em Curicica (Zona Oeste do Rio), possui experiência desde em espaços comunitários até grandes empreendimentos.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Programa Portal Da Indústria Oferece Bolsas De Estudo Pelo IEL

Programa Inova Talentos Oferece Bolsas De Estudo Portal da Indústria

O Programa Inova Talentos do Portal da Indústria é uma importante iniciativa de fomento de …

Programa Progredir

Programa Progredir Oferta Crédito a Público Do Bolsa Família

O Programa Progredir surgiu em 2017, e costuma ser pouco falado entre os programas sociais …

Academia Assaí Cursos e Empreendedorismo

Instituto Assaí Lança Programa De Empreendedorismo Negro

O Instituto Assaí lançou o programa Afronegócio. Trata-se de uma iniciativa que visa criar um …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *