Neste domingo, começa o cadastramento de famílias que poderão ser sorteadas para receber terrenos ou casas populares em São Carlos/SP. O cadastramento será realizado de 19 a 31 de março, das 9h às 17h, no Ginásio de Esportes Milton Olaio Filho.
Os atendimentos serão organizados mediante senha, disponibilizada nas bilheterias do ginásio. Na senha, constará se o atendimento será pela manhã ou tarde.
Para realizar o cadastramento, será necessário levar os seguintes documentos:
- RG, CPF da pessoa responsável;
- RG e CPF do(a) cônjuge ou companheiro;
- comprovante de residência (água ou luz) e;
- se houver pessoa com deficiência levar os documentos com o CID.
- necessário provar que mora na cidade há, pelo menos, 3 anos.
O cadastramento tem por objetivo obter o déficit habitacional do município. Assim, a partir dos dados obtidos nas inscrições, irá programar a busca de novos programas habitacionais. As ações serão feitas junto aos governos estadual e federal.
Para os novos programas habitacionais a PROHAB ressalta que o público alvo serão mutuários na faixa 1 (1 a 3 salários mínimos) e faixa 2 (3 a 6 salários mínimos). Além disso, será voltada àquelas famílias que não tenham imóveis. Por fim a PROHAB orienta que quem já tem o cadastro também deverá comparecer para atualizar os dados.
Necessidade de atualização
O diretor presidente da PROHAB, Rodson Magno, explica que último levantamento do déficit habitacional do município foi feito em 2014. Diante disso, essa atualização será importante na captação de recursos e traçar novas estratégias de políticas habitacionais.
Ter o cadastro atualizado é uma das principais exigências nessa atualização. “As pessoas não precisam dormir na fila ou acampar no ginásio, elas podem ir com calma que serão todas atendidas pelos servidores da PROHAB e toda equipe da Prefeitura de São Carlos”, disse Rodson Magno.
O diretor presidente da PROHAB também reforçou que a fase atual será cadastro ou atualização para quem já possui. “Quero deixar claro que não vamos sortear casas ou terrenos agora, esse é o primeiro processo para que depois possamos pleitear novos loteamentos e residenciais populares para o município”, finalizou Rodson Magno.
Não se trata ainda do sorteio
É preciso ressaltar que ainda que o cadastramento torne possível participar de sorteios futuros, não se trata, nessa fase de inscrições para sorteio. No caso, é apenas um cadastramento para que no futuro a participação em programas habitacionais de São Carlos possa acontecer.
Serão identificados moradores e moradoras elegíveis a participar dos programas, inicialmente. Assim, essas pessoas serão parte das políticas públicas que serão anunciadas.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!