Conheça o Programadores Cariocas Novo Programa De Qualificação No Rio

Cursos De TI ProgramaçãoAs secretarias de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS) e Juventude (JuvRio) lançaram o “Programadores Cariocas” da Prefeitura do Rio. Trata-se de uma iniciativa que é parte de uma política pública educacional da cidade do Rio de Janeiro.

O objetivo é formar e qualificar jovens em situação de vulnerabilidade social na área de programação. A qualificação vai acontecer junto às instituições de ensino previamente selecionadas pelo programa. O Programadores Cariocas é destinado a  egressos (alunos) do ensino público com ensino médio completo. Haverá prioridade para pessoas declaradas como negros, além de mulheres e população trans. Além disso, o programa acolherá refugiados.

“Este programa está totalmente adaptado à realidade atual do nosso mercado. Há um déficit de 24 mil vagas por ano no setor de tecnologia da informação por falta de profissionais qualificados. O Programadores Cariocas vai dar oportunidades e empregabilidade para os jovens que mais precisam”, destaca Chicão Bulhões, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação ao jornal O Dia.

O que os cursos vão oferecer?

A meta do Programadores Cariocas é formar cinco mil profissionais nos próximos três anos. Desses, serão 850 com bolsa integral. Ainda haverá 4.150 bolsas parciais (50%). Que for contemplado com alguma delas irá pagar o valor restante apenas após a conclusão do curso. Mesmo assim, caso não consigam um emprego em até cinco anos, a instituição parceira assumirá o custo.

O Programadores Cariocas também vai oferecer dois auxílios para todas as pessoas matriculadas. Trata-se de um apoio financeiro de R$500 por mês, além um computador.

O curso será exclusivamente presencial, com duração de seis meses (400 horas).

Inscrições

A previsão é de que as inscrições sejam abertas novamente. As aulas deverão ter ofertas de vagas este ano, acompanhe as opções de qualificação: www.programadorescariocas.rio/. Para se matricular, é necessário cumprir alguns requisitos.

Assim, é preciso ser residente na cidade do Rio de Janeiro, ter entre 17 e 29 anos, ter ensino médio completo feito na rede pública de ensino. As vagas serão preenchidas pelas pessoas que estejam classificadas em situação de vulnerabilidade social. O estudo será com base no Índice de Desenvolvimento Social (IDS) calculado pelo Instituto Pereira Passos (IPP).

No caso de refugiados, não se aplicam as mesmas exigências. No caso deles, ainda serão definidas e publicadas as regras. Veja a nova notícia da Prefeitura: www.prefeitura.rio/desenvolvimento-economico-inovacao-simplificacao/prefeitura-do-rio-lanca-programadores-cariocas-voltado-para-formacao-de-jovens.

A ação tem o objetivo de oferecer oportunidade de entrada no mercado de trabalho para os jovens em situação de vulnerabilidade. Além disso, também vai contribuir para reduzir o déficit de profissionais qualificados na área de linguagens de programação.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Cursos Gratuitos Graduação Univesp

Univesp Oferta Vagas Em Novos Cursos Gratuitos Para 2024

A Univesp Universidade Virtual do Estado de São Paulo — oferta vagas para cursos gratuitos …

Cursos Técnicos Da Unesp

Unesp Abre Milhares De Vagas Em Cursos Gratuitos 2024

A Unesp — Universidade Estadual de São Paulo — abriu as inscrições para cinco Cursos …

Avamec Cursos Técnicos Do MEC

MEC Avamec Oferece Mais DE 200 Cursos Gratuitos Online

O MEC — Ministério da Educação —  está oferecendo mais de 200 Cursos Gratuitos e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *