Conecte SUS Vacinação e Hospitalização

Conecte SUS Libera Certificado Da Vacina a Quem Tomou Doses Diferentes

Conecte SUS Certificado da Vacinação O Conecte SUS não vinha emitindo Certificado de Vacina para quem fez a imunização heteróloga. Como imunização heteróloga entende-se aquela feita com uma segunda dose de fabricante diferente da primeira. À época, o Ministério da Saúde emitiu um comunicado dizendo que não vinha emitindo esse tipo de certificado, embora autorizasse o procedimento.

A normalização da emissão do certificado para quem tomou doses diferentes de vacina foi feita nessa semana. Até semana passada, o problema da não emissão a essas pessoas ainda podia ser verificado. Com efeito, com a adoção cada vez maior de estados e cidades ao passaporte vacinal, esse problema já vem causando transtornos. 249 municípios brasileiros já criaram regras que exigem esse documento para entrar em lugares públicos.

Advertisements

Por sua vez, pessoas que participaram como voluntárias de processos de testes de vacinas ainda não conseguem emitir o certificado. Ainda não houve posicionamento das autoridades de saúde do governo federal nesse sentido.

Orientação do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde tem orientações a respeito do uso da imunização com doses diferentes de vacinas. De acordo com nota técnica, o esquema de vacinação deve ser completo com as duas doses do mesmo imunizante. Porém, a mistura de doses  é orientada para grávidas e puérperas (mulheres que tiveram filho em até 45 dias) e nos casos de reações alérgicas em quem tomou o imunizante Astrazeneca.

Advertisements

A terceira dose em idosos, em pessoas com imunidade comprometida e em profissionais de saúde também pode ser feita com uma dose diferente. Para estes casos, a orientação é que a vacina da Pfizer seja aplicada.

Como obter o passaporte de vacina via Conecte SUS?

Primeiramente, é necessário baixar o aplicativo pelo site www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/conecte-sus. Há versões do aplicativo para Android e iOS. Depois disso, é necessário fazer um cadastro no site, usando seu CPF. Depois disso, pelo próprio site é possível verificar sua situação vacinal e emitir o certificado.

Advertisements

Abaixo, um passo a passo para baixar o aplicativo e se cadastrar:

  1. Acesse o site gov.br e selecione a opção entrar. Caso você já tenha esse acesso, pular para o passo 5;
  2. Vá em “Crie sua conta gov.br”. Clique na opção e selecione entre uma das opções de cadastro (uma das melhores maneiras é utilizando o CPF);
  3. Após o preenchimento dos campos solicitados, você receberá um código de confirmação por e-mail ou SMS. Você deve copiar e colar no campo indicado na página;
  4. Após, é necessário criar uma senha de no mínimo oito caracteres. Feito esse processo, seu cadastro no site gov.br está confirmado;
  5. Feito o login e da senha no site gov.br, acesse o site ou baixe o aplicativo Conecte SUS na loja digital do seu sistema operacional (iOS ou Android). No caso do app, os dados registrados no site gov.br serão solicitados;
  6. No menu principal, é necessário ir no menu “vacina” (ícone com uma seringa);
  7. Ali, é possível emitir um documento que pode ser baixado em PDF.
  8. Para entender melhor veja o vídeo sobre este Programa:

O SUS provou com a Pandemia que é essencial para o Bem Estar da população e, NÃO PRIVATIZA-LA, é fortalecer a Soberania Nacional da sociedade brasileira!! Ao contrario de muitos políticos Neo Liberais que querem vender o que é do Povo!!

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

Vacinação Covid 19 Quarta Dose

Quarta Dose Reduz Ainda Mais 78% Taxa De Morte Por Covid-19, Diz Estudo

Pessoas idosas que receberam a quarta dose da vacina da Pfizer-BioNTech contra a Covid-19 tiveram …

Vacina Covid Cadastro de Vacinação

SP Aplica Quarta Dose Da Vacina Contra Covid-19 Para 80 e 60 Anos

A partir da próxima segunda feira (21/03), o estado de São Paulo vai começar a …

Vacinação Covid 19 Quarta Dose

Paraná Aplica 4ª dose Da Vacina Contra Covid Em Idosos

Em reunião da Comissão Inter-Gestores Bipartite do Paraná (CIB-PR) na última quinta-feira (24), gestores da …