loader image
Categorias
Acre Alagoas Amapá Amazonas Bahia Ceará Distrito Federal Espírito Santo Goiás Habitação Maranhão Mato Grosso Mato Grosso do Sul Minas Gerais Pará Paraíba Paraná Pernambuco Piauí Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Rondônia Roraima Santa Catarina São Paulo Sergipe Tocantins

Como Será Aluguel Social Do Minha Casa Minha Vida?

Já falamos aqui que o novo governo Lula pretende retomar o programa Minha Casa Minha Vida. O programa foi criado em seu governo, no ano de 2009. Porém, foi substituído no governo Bolsonaro pelo Casa Verde e Amarela. Contudo, os constantes cortes no orçamento levaram o atual programa à uma paralisia.

A ideia do próximo governo é retomar o investimento em habitação popular. Para tanto, o Minha Casa Minha Vida é uma das prioridades do governo. Contudo, será uma versão reformulada do antigo programa. Como já falamos aqui, pretende-se incluir nele algumas ações inéditas.

Veja o vídeo sobre a volta do Minha Casa Minha Vida abaixo e outros no Canal Programas Sociais BR:

Moradias de baixa renda: alternativas

Integrantes do grupo temático de “Cidades”, da equipe de transição do presidente eleito Lula da Silva, falam da inclusão de novas formas de produção de moradias para a baixa renda. Elas entrariam num “pacote” de política habitacional que vão além do programa Minha Casa Minha Vida.

Segundo a urbanista Ermínia Maricato, que integra a comissão, estuda-se implementar o sistema chamado de autogestão. Trata-se de modelo de política habitacional em que a própria comunidade, movimentos sociais e cooperativas decidem o modelo de construção de habitações.

Anúncio
A ideia é possibilitar a entrega de moradias de forma mais rápida do que a construção de novos conjuntos habitacionais
Créditos: Extra

Outro caminho será facilitar o acesso ao imóvel popular. Para tanto, estuda-se maneiras de com ceder direito de uso por tempo determinado, sem a propriedade do imóvel, como parte das políticas habitacionais. Além disso, deve-se incluir do aluguel social. Por fim, deve fazer parte do pacote de políticas habitacionais de Lula o relançamento do programa de urbanização de favelas.

Foco nas cidades e suas periferias

Maricatto participou do desenho do Ministério das Cidades em 2002. Ela afirmou ao jornal O Globo que o futuro governo vai recriar a pasta. Cabe lembrar que ela foi fundida com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) no governo do ex-presidente Michel Temer (MDB, 2016-18).

Segundo ela, a pasta das Cidades terá foco na habitação para a baixa renda. Isso não somente na construção de casas, mas na ampliação do saneamento e e melhoria transporte urbano, sobretudo nas periferias. A preocupação mais imediata é garantir uma verba para acolher famílias em área de risco.

A favela é expressão de direitos humanos - ANF - Agência de Notícias das Favelas |
Créditos: ANF – Agência de Notícias das Favelas |

“A prioridade será habitação para a baixa renda. Estamos pensando não apenas em ter a casa pronta, mas em novas formas de produção e arranjos federativos. Em um país desse tamanho, como você trabalha a política urbana sem levar em consideração o protagonismo do poder local e estadual? Impossível”, disse Maricato a’O Globo.

Segundo ela, a estratégia da política habitacional precisa retomar o programa de urbanização de favelas. “Nós vamos buscar o crescimento do emprego para que se possa retomar o caminho de inclusão social em todos os aspectos, da alimentação, da moradia e do transporte”, complementou.

Por Valdnir Fernandes

Meu Nome é Valdnir Fernandes - sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *