loader image
Categorias
Acre Alagoas Amapá Amazonas Bahia Ceará Distrito Federal Espírito Santo Goiás Maranhão Mato Grosso Mato Grosso do Sul Minas Gerais Pará Paraíba Paraná Pernambuco Piauí Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Rondônia Roraima Santa Catarina São Paulo Sergipe Tocantins Vagas de Emprego

Como Se Cadastrar No Site Emprega Brasil?

O portal Emprega Brasil é um site que foi criado pelo Ministério do Trabalho, extinto em 2019 até ser recriado com outro nome. Ele disponibiliza um banco de vagas de acordo com o perfil e os objetivos profissionais das pessoas que se cadastram. Além disso, essa ferramenta faz a intermediação entre candidatos e empregadores. É possível que empresas e pessoas físicas que ofereçam empregos também ofereçam vagas por meio da plataforma.

Depois de efetuar o cadastro, é possível agendar entrevistas e acompanhar qualquer processo seletivo no qual esteja participando. O site também permite ainda resolver outras questões trabalhistas, como a consulta ao seguro-desemprego, abono salarial e a carteira de trabalho digital.

Depois de fazer um cadastro bastante simples no site, é possível buscar vagas ou se candidatar em uma das várias disponíveis. É possível filtrar as buscas por município, faixa salarial ou tipo de ocupação. Além disso, o site possibilita que sejam buscadas vagas de emprego para pessoas com deficiência.

Abaixo, segue o passo a passo de como fazer o cadastro.

Como se cadastrar no Emprega Brasil?

Para fazer cadastro no portal é necessário criar uma conta Gov.br, que dá acesso aos serviços digitais do Governo. Não leva mais que alguns minutos para que a conta seja criada. Basta seguir os passos abaixo:

  1. acesse o site Emprega Brasil (https://empregabrasil.mte.gov.br). No canto esquerdo da página, na aba “Emprega Brasil”, clique para expandir as opções e, em seguida, em “Cadastrar”;
  2. logo a seguir, clique em “Crie sua conta gov.br” e escolha a opção “CPF”;
  3. o sistema fará algumas perguntas de algumas informações pessoais. Aí, basta responder e clicar em “Avançar”
  4. o sistema perguntará qual a preferência para a validação do cadastro, por e-mail ou SMS. Basta escolher um e clicar novamente em “Avançar”;
  5. por e-mail ou SMS, será enviado um código de 6 dígitos. Será preciso inseri-lo no campo correspondente e clicar em “Avançar”;
  6. para finalizar, será pedido para cadastrar uma senha. Cadastre uma senha, insira ela novamente e clique em “Concluir”;
  7. Depois de concluído o cadastro, o sistema abrirá uma Página de Usuário. Ela deverá ser completada com informações pessoais, como endereço;

Depois do cadastro

Com o cadastro feito, basta voltar ao site Emprega Brasil e procurar por vagas. Novamente, no canto superior direito, clique em “Entrar”. Depois disso:

Anúncio
  1. a conta.gov criada, selecione a opção “Já tenho Cadastro”. Informe o CPF e a senha cadastrada para fazer o login na página de serviços disponíveis;
  2. clique na “Área do Trabalhador”. Ali, será possível criar um perfil profissional, com informações de currículo (formação, experiência etc.);
  3. selecione a opção “Vagas de Emprego”. O próprio site indicará vagas abertas de acordo com dados do perfil criado.

Por Valdnir Fernandes

Meu Nome é Valdnir Fernandes - sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *