A CNH Social MS foi aprovada no Mato Grosso do Sul. Na última terça-feira (29), a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) da Assembleia Legislativa do estado aprovou o projeto de lei (PL). Assim, ela irá beneficiar 5 mil moradores com a Carteira Nacional de Habilitação totalmente gratuita.
A CNH Social disponibiliza a habilitação gratuita para a população em vulnerabilidade social. Assim, o programa oferece o custeio de todas as etapas do processo de habilitação.
O programa CNH Social oferece a primeira habilitação nas categorias A, B ou AB. Além disso, oferece adição de categoria A ou B e mudança para as categorias C, D ou E. Mais que isso, estão inclusas as 20 aulas práticas e as 45 teóricas exigidas, exames médico e psicológico e as taxas.
No mês de outubro, o PL CNH Social MS foi apresentado ao presidente da Assembleia Legislativa. Nesta última quarta-feira (17), ele passou por mais uma etapa, sendo aprovado pela CCJR.
Com essa aprovação, o programa poderá começar a ser operado pelo governo estadual. Dessa maneira, poderá custear a habilitação da população em situação de vulnerabilidade social. A ação faz parte das medidas tomadas pelo governo do Mato Grosso do Sul que vem sendo adotadas para o retorno da economia pós-pandemia.
Veja o vídeo sobre este assuntos e outros no Canal deste site Programas Sociais BR:
Critérios para ser beneficiado
De acordo com o PL, para ser beneficiado pela CNH Social no Mato Grosso do Sul, é necessário:
- Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal;
- Possuir renda per capita de até 1/2 salário mínimo ou renda total mensal de até 2 salários mínimos;
- Residir em Mato Grosso do Sul há, no mínimo, dois anos.
Além de cumprir tais critérios, os processos de seleção e inscrição serão divulgados pelo Meu Detran MS. Antes das inscrições leia a notícia aqui: www.detran.ms.gov.br/cnh-ms-social-inscricoes-serao-de-30-de-marco-a-6-de-abril-pela-internet/. Seguindo os modelos de outros programas de CNH Social, serão publicados editais e processos seletivos para ingresso de beneficiados.
Sobre o programa
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) comentou sobre a aprovação do projeto. O PL, cabe lembrar, foi apoiado pelo executivo estadual. “O Estado de Mato Grosso do Sul tem demonstrado atenção especial ao cidadão em condição de vulnerabilidade social e aos mais afetados pela pandemia da Covid-19 por meio de diversas ações e programas”, disse.
Assim, a ideia do projeto é, além de proporcionar a habilitação a pessoas em vulnerabilidade, fomentar a economia do estado. Ações como essa visam, além de tudo, gerar iniciativas de geração de emprego e renda. Além disso, visa diminuir o número de acidentes ocasionados por pessoas não habilitadas.

Porta de emprego para muitas pessoas
Uma oportunidade de trabalho
Agradeço pela oportunidade de trabalho
Eu tentei fazer a escrisao 3 vezes pediram 2 imail diferente e me disseram que meu imail não era válido sendo que o imail que eu coloquei eu uso eles como que não é válido para minha escrisao? É não consegui fazer a escrisao porque não assentar meu imail