Nota Fiscal Paulista é um programa criado pelo Governo de São Paulo em 2007. Ele visa estimular os consumidores e as consumidoras a exigirem um documento fiscal na hora das compras. Também estimula comerciantes a emitirem o documento. Ele existe em conjunto com diversos programas desenvolvidos por estados e municípios brasileiros nesse sentido, como já explicamos neste site.
Muitas pessoas, porém, aguardam para receber o saldo acumulado pela iniciativa. Isso porque o estímulo à emissão do documento vem através de diversos benefícios. Em São Paulo, existem diversas maneiras de conseguir resgata-los. Abaixo, vamos explicar alguns procedimentos, todos simples, para acessar os benefícios.
Contudo, cabe lembrar o mais importante: é preciso sempre pedir notas fiscais com seu CPF para ser possível participar de qualquer programa de benefícios nesse sentido.
Veja o vídeo sobre “Nota Fiscal Paulista” abaixo e outros assuntos importantes nos vídeos do Canal Programas Sociais BR:
Resgate do Nota Fiscal Paulista via aplicativo
Antes de começar, baixe o aplicativo da Nota Fiscal Paulista. Ele se encontra disponível na Play Store (Android) na App Store (iOS). Depois de baixar e instalar o aplicativo:
- Faça o login ou faça cadastro para começar a participar: insira seu CPF ou CNPJ e senha cadastrada; caso não tenha, basta fazer o cadastro e criar senha no link: www.nfp.fazenda.sp.gov.br/login. A operação dura poucos minutos;
- Acesse seu extrato: depois de entrar no sistema, basta procurar a opção “$ Extrato” e clicar nela.
- Transfira os valores para a sua conta: na tela que mostra seus créditos, há um cifrão ($) no canto direito. Basta clicar nele, confirmar seus dados (pessoais e bancários) e autorizar a transferência. Ela demora alguns dias. Cabe lembrar que há um valor mínimo de R$0,99 para que seja possível fazer o resgate.
Resgate via site
Outra maneira de fazer o resgate via internet é pelo site do Nota Fiscal Paulista. Nesse caso, é preciso, antes de tudo, entrar no endereço disponível neste link: www.nfp.fazenda.sp.gov.br/login. Uma vez lá, aparecerá uma tela igual a da imagem logo abaixo:
O passo-a-passo para resgatar os valores não é tão diferente do que é feito via aplicativo. Basta fazer o seguinte:
- Entre na sua conta: insira seu CPF ou CNPJ, depois sua senha (se não tiver, cadastre uma), clique no CAPTCHA (Não sou um robô) e, por fim, clique em Acessar;
- Vá em Conta Corrente: na parte superior da tela, vá em Conta Corrente; selecione o período na parte inferior e clique em “Utilizar Créditos”;
- Escolha como o saldo será usado: existem várias opções. É possível transferir os valores para conta corrente ou conta poupança, ou então escolher abatimento no IPVA do ano corrente;
- Valide o resgate: depois de conferir atentamente todos os dados, clique em Confirmar.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!