O aplicativo Caixa Tem foi criado para fazer os pagamentos do Auxílio Emergencial, criado em 2020 em meio à pandemia. De lá até hoje, o aplicativo tem incluído algumas outras funções. Por exemplo, hoje os pagamentos do Bolsa Família são feitos por meio do aplicativo.
Mas desde que foi criado, por diversas razões, muitas pessoas encontram dificuldades com o aplicativo. Dificuldades com tecnologia ou até características de segurança do aplicativo explicam esse problema. É possível que o acesso ao Caixa Tem seja bloqueado, por exemplo, quando se muda de aparelho celular autorizado para acessa-lo.
Ao longo das primeiras semanas de pagamento do Auxílio 2021, foram registradas filas em diversas agências da Caixa pelo país. Grande parte disso se dá em função das contas bloqueadas no aplicativo.
Aqui, falaremos sobre o que fazer quando acontece quando se enfrentar esse problema.
Por que são feitos os bloqueios?
Primeiramente, é preciso entender o porquê de haver os bloqueios. Uma razão importante disso é o fato de a Caixa Econômica Federal (CEF), quando o auxílio emergencial começou a ser pago, permitiu que cada usuário fizesse mais de um cadastro. Essa situação durou por alguns meses, até que fosse percebido um problema.
Ali, foram verificados que a utilização de muitos cadastros serviu de brecha para que hackers aplicassem golpes relacionados ao auxílio emergencial. Ao longo das investigações, o banco chegou a bloquear cerca de 3 milhões de contas digitais no Caixa Tem que foram consideradas fraudulentas. Por causa disso, a CEF decidiu limitar ao Caixa Tem a um acesso por CPF.
Além disso, foram criados dispositivos para tornar os processos de desbloqueio mais seguros. Aqui, explicamos eles resumidamente.
Como desbloquear o Caixa Tem?
Atualmente, a conta no Caixa Tem está ligada ao chip e número do celular no qual foi feito o primeiro acesso. Quem mudou número ou aparelho desde que criou uma conta, portanto, poderá ter acesso negado. Para desbloquear, há duas soluções possíveis.
A primeira forma é comparecendo pessoalmente em uma agência bancária, que funciona das 8h às 13h, com CPF e outro documento oficial com foto em mãos. Lá, um novo número pode ser cadastrado no aplicativo. O mesmo procedimento se aplica nos casos em que seja necessário alterar o e-mail usado no Caixa Tem: www.caixa.gov.br/caixatem.
Outra forma é comparecendo a alguma casa lotérica, que também é ligada à CEF. Deve-se levar os mesmos documentos que no caso de ir à agência.
Tanto nas agências como nas lotéricas o beneficiário deve comparecer com documento pessoal com foto (RG ou CNH, por exemplo) e o celular no qual está instalado o aplicativo Caixa Tem.
Outras dúvidas e informações podem ser resolvidas pelo número 111.
Recuperação de senha
Por fim, um problema possível é perder acesso por esquecer a senha. Assim, os passos abaixo são referentes à recuperação da senha.
- Com o aplicativo Caixa Tem aberto, clique em Entrar;
- Digite o número do seu CPF e clique em Próximo;
- Na próxima tela, escolha a opção “Recuperar Senha“;
- Informe novamente o seu CPF e clique em “Continuar“;
- O aplicativo vai mostrar a seguinte mensagem na tela “Em breve você receberá instruções no e-mail cadastrado“. Se não localizar a mensagem na Caixa de Entrada do seu e-mail, lembre-se de verificar também na pasta Spam;
- Ao abrir o seu e-mail, procure pelo assunto “Redefinição de Senha” enviado por Login Caixa;
- Clique em “Link para redefinir credenciais” e cadastre uma nova senha. A senha do Caixa Tem deverá ser numérica e ter pelo menos 6 dígitos. O aplicativo também não irá aceitar que você cadastre o seu CPF ou data de nascimento como senha.
- Repita novamente a nova senha criada e clique em Continuar.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!