SP Lança Programa Para Contratação de 20 Mil Pais e Mães de Alunos

Contratação de 20 Mil País Em SPO governo do Estado de São Paulo anunciou na última quarta-feira (14) a criação de um programa estadual para a contratação de 20 mil familiares de alunos carentes.  A contratação será para que eles trabalhem nas escolas do estado. O programa está sendo realizado no âmbito do Bolsa do Povo, programa social do governo paulista visando mitigar efeitos da pandemia de covid-19. São várias ações de geração de emprego e renda, além de transferência de recursos. Essa, no caso, mistura essas ações com as tocantes à educação.

Trata-se, nesse caso, do programa Bolsa do Povo/Educacão. Cada pais ou mãe contratado ou contratada receberá bolsa auxílio de R$ 500 por mês para o trabalho de 4h por dia até dezembro de 2021. As inscrições começam em 19 de julho e vão até 31 de julho.

Os contratados serão obrigatoriamente país ou responsáveis pelos alunos que estiverem em situação de vulnerabilidade social. Um critério básico de seleção é que as pessoas interessadas estejam cadastradas no CadÚnico, ou então desempregados há pelo menos 3 meses.

A gestão estadual afirma que serão investidos R$ 60 milhões no programa em 2021. Além disso, o governo paulista anunciou que os familiares contratados no programa já começarão a trabalhar em 16 de agosto.

Como se inscrever?

A inscrição para concorrer às vagas no programa deverão ser feitas pelo site do programa: bolsadopovo.sp.gov.br. Lá, será necessário ir na sessão Educação, e depois em Inscreva-se.

 

Cronograma de seleção do ‘Bolsa do Povo Educação’, do governo de SP, a partir de 19 de julho. — Foto: Reprodução/GESP

Para participar é preciso também ter o número de registro do aluno (R.A), número que qualquer discente de escola pública estadual possui. Tal número pode ser fornecido pela própria escola na qual o estudante está matriculado. Na inscrição, os familiares dos discentes que se interessem em trabalhar na educação deverão ainda escolher três escolas estaduais, preferencialmente próximas de onde mora.

O processo de inscrição segue o cronograma abaixo:

  • De 09/07 a 31/07 – Inscrições
  • 02/08 – Início das entrevistas com os candidatos
  • 16/08 – Início das contratações dos candidatos selecionados

A documentação e os dados pedidos para inscrição são:

  • RG/CPF do familiar do aluno
  • R.A. do aluno (verificar na escola se necessário)
  • Endereço
  • Três escolas de interesse

Objetivos

No anúncio do programa, o governo paulista destacou os seus objetivos. “Um dos grandes objetivos [do programa] vai ser colocar todo o estado, toda nossa força, para a força ativa, o apoio à Educação especial, que é fundamental, especialmente neste retorno das aulas, acompanhamentos de protocolos sanitários e apoio geral à escola”, disse o secretário da Educação Rossieli Soares.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Vacina Contra Gripe Influenza

Vacinação Da Gripe Em São Paulo Calendário 2024

Sabemos que todos os anos há a vacinação contra a gripe Influenza, porém nesse ano de …

FGV Oferece Cursos Gratuitos De TI e Ciência De Dados

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) disponibiliza mais de uma centena de cursos gratuitos. Trata-se de …

ENEM Isenção e Inscrições 2024 e o Que Estudar Para a Prova

Saiba como ter uma ajuda nos estudos para o ENEM 2024 e agora é a hora …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *