O governo do Estado de São Paulo anunciou na última quarta-feira (14) a criação de um programa estadual para a contratação de 20 mil familiares de alunos carentes. A contratação será para que eles trabalhem nas escolas do estado. O programa está sendo realizado no âmbito do Bolsa do Povo, programa social do governo paulista visando mitigar efeitos da pandemia de covid-19. São várias ações de geração de emprego e renda, além de transferência de recursos. Essa, no caso, mistura essas ações com as tocantes à educação.
Trata-se, nesse caso, do programa Bolsa do Povo/Educacão. Cada pais ou mãe contratado ou contratada receberá bolsa auxílio de R$ 500 por mês para o trabalho de 4h por dia até dezembro de 2021. As inscrições começam em 19 de julho e vão até 31 de julho.
Os contratados serão obrigatoriamente país ou responsáveis pelos alunos que estiverem em situação de vulnerabilidade social. Um critério básico de seleção é que as pessoas interessadas estejam cadastradas no CadÚnico, ou então desempregados há pelo menos 3 meses.
A gestão estadual afirma que serão investidos R$ 60 milhões no programa em 2021. Além disso, o governo paulista anunciou que os familiares contratados no programa já começarão a trabalhar em 16 de agosto.
Como se inscrever?
A inscrição para concorrer às vagas no programa deverão ser feitas pelo site do programa: bolsadopovo.sp.gov.br. Lá, será necessário ir na sessão Educação, e depois em Inscreva-se.
Cronograma de seleção do ‘Bolsa do Povo Educação’, do governo de SP, a partir de 19 de julho. — Foto: Reprodução/GESP
Para participar é preciso também ter o número de registro do aluno (R.A), número que qualquer discente de escola pública estadual possui. Tal número pode ser fornecido pela própria escola na qual o estudante está matriculado. Na inscrição, os familiares dos discentes que se interessem em trabalhar na educação deverão ainda escolher três escolas estaduais, preferencialmente próximas de onde mora.
O processo de inscrição segue o cronograma abaixo:
- De 09/07 a 31/07 – Inscrições
- 02/08 – Início das entrevistas com os candidatos
- 16/08 – Início das contratações dos candidatos selecionados
A documentação e os dados pedidos para inscrição são:
- RG/CPF do familiar do aluno
- R.A. do aluno (verificar na escola se necessário)
- Endereço
- Três escolas de interesse
Objetivos
No anúncio do programa, o governo paulista destacou os seus objetivos. “Um dos grandes objetivos [do programa] vai ser colocar todo o estado, toda nossa força, para a força ativa, o apoio à Educação especial, que é fundamental, especialmente neste retorno das aulas, acompanhamentos de protocolos sanitários e apoio geral à escola”, disse o secretário da Educação Rossieli Soares.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!