O Bolsa Permanência, instituído em 2013, no governo Dilma Rousseff, é um programa de permanência federal de estudantil. Ele beneficia estudantes de ensino superior em situação de vulnerabilidade social. Para se inscrever, é necessário ter renda mensal de até R$ 1.754,00, além de ter matrícula em uma universidade.
O Bolsa Permanência tem como objetivo contribuir para a permanência dos estudantes na universidade. Assim, o programa atua possibilitando-lhes a conclusão do curso superior.
Este programa oferece auxílio financeiro para custear despesas comuns a estudantes, como moradia, alimentação, transporte, material didático e outras necessidades essenciais. O valor do auxílio varia de acordo com o perfil socioeconômico de cada estudante. Também pode variar conforme a região onde estudantes que recebem o benefício morem.
O Programa Permanência é uma importante política pública que contribui para a inclusão social e para a democratização do acesso à educação superior. Ele tem possibilitado a milhares de estudantes de baixa renda a conclusão do curso superior, e também a ingressar no mercado de trabalho.
Quais os requisitos para receber o Bolsa Permanência?
Para se inscrever no Programa Permanência, o estudante deve cumprir os seguintes requisitos:
- Estar matriculado em uma universidade pública ou privada;
- Ter renda familiar per capita inferior a R$ 1.754,00;
- Ainda não ter diploma de nível superior;
- Não estar cumprindo pena privativa de liberdade;
- Não estar em situação de irregularidade com a Justiça Eleitoral
A inscrição no Programa Permanência é realizada por meio do SiSU (Sstema de Seleção Unificada). O processo de seleção é realizado por meio de análise da documentação apresentada. Por meio dela, cada estudante, além de entrevista socioeconômica., será feita a seleção.
[button color=”orange” size=”medium” link=”https://programassociaisbr.com.br/receita-federal-lanca-ferramenta-para-proteger-o-cpf” icon=”” target=”true”]Como Não Ser “Laranja” Proteja Seu CPF De Golpes e Fraudes, Veja Aqui[/button]
[button color=”green” size=”medium” link=”https://programassociaisbr.com.br/?s=beneficios-sociais” icon=”” target=”true”]Acompanhe Os Benefícios Sociais Para Você, Aqui[/button]
Como fazer a inscrição?
Qualquer estudante de curso superior em situação de vulnerabilidade social pode se inscrever no Programa Permanência. Quem quiser mais informações sobre o programa, pode obtê-las no site do Ministério da Educação (MEC).
Aqui estão alguns passos para se inscrever no Programa Permanência:
- Acesse o site do MEC e clique no link “Programa Permanência”.
- Leia atentamente o regulamento do programa.
- Crie uma conta no sistema do programa ou faça login (entre ou crie sua conta) usando a conta Gov.br .
- Preencha o formulário de inscrição com suas informações pessoais e financeiras.
- Anexe os documentos necessários à inscrição.
- Envie a inscrição.
Após a inscrição, cada pedido será analisado pelo programa. Em caso de aprovação, será envia doum e-mail com as informações sobre o início do pagamento do benefício. Cabe ressaltar que, assim como o SiSU, o MEC divulga todos os semestres um cronograma do Programa Permanência. É preciso observar os prazos.
O Programa Permanência é uma ótima oportunidade para estudantes de curso superior em situação de vulnerabilidade social. Quem se enquadra nos requisitos do programa, pode aproveitar chance de se inscrever e receber o auxílio financeiro. Um ótimo incentivo para concluir o curso superior.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!