A Amazonas Energia vai implementar o Programa de Eficiência Energética a partir deste mês. Por meio dele, consumidoras e consumidores que estiverem no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) e na TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica) podem ter benefícios.
As pessoas selecionadas no programa terão direito à substituição de geladeiras, de versões mais antigas e de maior gasto energético por novas. Geladeiras cujas borrachas tiverem perdido a vedação ou que apresentarem falhas no funcionamento poderão ser substituídas por uma nova de 240 litros.
Além disso, também poderão trocar lâmpadas incandescentes e fluorescentes pelas do tipo LED.
A previsão é de que serão 10 mil geladeiras e 40 mil lâmpadas substituídas dentro do Programa.
Quem poderá participar do programa?
Para concorrer à troca de lâmpadas e geladeiras, é preciso atender a alguns pré-requisitos, que são:
- Estar com suas contas de luz em dia junto à Amazonas Energia
- Ter inscrição ativa no CadÚnico e na Tarifa Social de Energia Elétrica
- Estar com a ligação de energia elétrica dentro dos padrões da Amazonas Energia;
Não haverá necessidade de inscrição. Isso porque na etapa de seleção para o Programa, representantes da Amazonas Energia farão visitas às pessoas que poderão ser beneficiadas. Equipes estarão cumprindo um cronograma de visita por áreas. Nelas, clientes famílias que cumprirem os requisitos acima terão seus equipamentos avaliados e fotografados.
Nas visitas, um cadastro dos aparelhos vai ser preenchido. Depois disso, será examinado antes dos eventos de contemplação das pessoas beneficiadas, em quando haverá a entrega das geladeiras e lâmpadas.
Sem sorteios
Haroldo Bentes, analista e gestor do Programa de Eficiência Energética, falou sobre o programa. “Não será sorteio. Nessa primeira etapa do projeto, a Amazonas Energia percorrerá os bairros de Manaus onde os nossos agentes irão confirmar os dados cadastrais, as condições da geladeira e o tipo de lâmpadas usadas. Um ranking destes aparelhos será criado, para que a empresa troque primeiro os aparelhos em estado mais precário”, explicou.
De início, o cronograma prevê visitas nas comunidades Urukaia, Itaporanga e Nova Vida, localizadas no bairro Nova Cidade.
“Além da substituição dos equipamentos, o programa tem o objetivo de orientar a população quanto ao consumo consciente de energia, visando reduzir o desperdício. Uma geladeira pequena, em condições precárias, gasta de 50 a 90kWh/mês, o que corresponde ao triplo do consumo de um equipamento eficiente, como os do programa. Com isso, além de ter um equipamento com uma vida útil maior, o consumidor perceberá uma redução do seu consumo de energia, pagando assim um valor menor na fatura”, destacou Evelyn Reis, gerente do Departamento de Regulação da Amazonas Energia.
Mais informações
É possível obter mais informações nos canais de atendimento da Amazonas Energia, disponíveis aqui. Além deles, haverá um carro de som irá informar os bairros. Ele informará sobre os dias e horários em que as equipes visitarão as casas para fazer o pré-diagnóstico.
Elisangela Monteiro – Professora – Entusiasta da Blogosfera!!