O PAR (Programa de Arrendamento Residencial) é um importante programa habitacional do Governo Federal. Ele oferece aluguel subsidiado a famílias de baixa renda. O PAR é uma alternativa à compra de imóveis para famílias que não têm condições financeiras de arcar com financiamento de um imóvel.
Para participar do PAR, é necessário atender a alguns requisitos. Dentre eles, estão alguns como renda familiar, idade e estado civil. Contudo, há alguns requisitos específicos que variam de acordo com a região do Brasil.
Pelo PAR, o valor do aluguel subsidiado é calculado de acordo com a renda familiar e o tamanho do imóvel. Isso porque o valor do aluguel não pode ultrapassar 25% da renda familiar.
O PAR é um programa de longo prazo e, por isso, os contratos de aluguel podem durar até 30 anos. Geralmente, os contratos são de 15 anos com opção de compra ao final.
Divisão em fases
O PAR é promovido pelo Ministério das Cidades, tendo a CEF (Caixa Econômica Federal) como agente executor e o FAR (Fundo de Arrendamento Residencial): www.fundosdegoverno.caixa.gov.br/sicfg/fundos/FAR/detalhe/sobre/, como financiador. O programa foi criado para ajudar municípios e estados a atenderem à necessidade de moradia da população.
São atendidas famílias que vivem em centros urbanos, cuja renda familiar não ultrapasse 6 salários mínimos.
O PAR é desenvolvido em duas fases distintas:
- compra de terreno e contratação de uma empresa privada do ramo da construção, responsável por construir as unidades habitacionais
- uma vez prontas, as unidades são arrendadas com opção de compra do imóvel ao final do período contratado
Como se inscrever até 28 de Dezembro de 2023?
Apesar de federal, trata-se de um programa descentralizado. Assim, parte dele é realizados nas prefeituras. Por isso, quem se interessar no PAR deve procurar, antes, a prefeitura da sua cidade. Isso, claro, se o programa existir no seu município. Nesse caso, é preciso procurar diretamente na parte responsável por políticas habitacionais de seu município.
Cabe a prefeitura realizar o cadastro e selecionar as famílias. Por isso critérios podem variar, conforme a localidade. Assim, serão escolhidas àquelas famílias que poderão participar e ai elas serão indicadas à Caixa que firmará o contrato.
Unidades vazias
Recentemente, foi divulgado que muitas unidades do PAR permanecem vazias no Rio Grande do Sul. Ao todo, eram mais de 800 casas e apartamentos nesse estágio. Entre questões burocráticas e alguns entraves, estão o fato de que muitas pessoas ainda desconhecem o programa.
Aqui estão alguns sites onde você pode encontrar mais informações sobre o PAR:
- Ministério das Cidades
- Caixa Econômica Federal
- Secretaria Nacional de Habitação
- Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!