Como Cancelar O Contrato Do Consignado Do Auxílio Brasil?

Desde o último dia 10 de outubro, o empréstimo consignado com benefícios federais foi autorizado. Assim sendo, conforme explicamos aqui, é possível comprometer até 40% do valor do Auxílio Brasil ou Benefício de Prestação Continuada (BPC) com parcelas de empréstimo nessa modalidade, junto à Caixa Econômica Federal. Posteriormente, outros bancos e financeiras também liberaram a modalidade de empréstimo.

Essa modalidade de consignado logo se tornou um sucesso entre quem recebe benefícios federais. Não sem polêmicas. Como já explicamos aqui, os juros praticados com o consignado utilizando Auxílio Brasil ou BPC pode ser bem maiores que os de mercado.

Foi questionado também a possibilidade de esse empréstimo gerar endividamento entre as famílias mais pobres. Além disso, a relação desse empréstimo com a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que elevava temporariamente os auxílios federais até o fim de 2022 levantou críticas sobre seu uso eleitoral.

Dívidas? Cinco perspectivas para ficar de olho em 2023 - BBC News Brasil
Créditos: BBC Brasil

Diante disso, há diversas razões para se querer o cancelamento do contrato de crédito consignado com o Auxílio Brasil. Vamos explicar algumas mais comuns, além de fornecer um passo-a-passo sobre como cancelar.

Operação de alto risco

O problema do consignado atrelado ao Auxílio Brasil ou ao BPC vai além dos juros mais altos que o mercado. Primeiramente, é necessário lembrar como que o empréstimo consignado funciona. Como sabemos, uma vez contratado, o desconto das parcelas acontece diretamente na folha de pagamento do benefício.

Assim, todos os meses após a contratação do empréstimo, será descontado até 40% do valor do benefício para pagar as prestações. Mas há outra questão: não existe período de carência para o consignado com Auxílio Brasil ou BPC. Ou seja, assim que esse consignado é contratado, no mês seguinte os descontos já começam.

Por fim, cabe relembrar que o governo federal não se responsabiliza por qualquer acordo firmado. Ou seja, se em algum momento da vigência do contrato perder ou auxílio ou tê-lo suspenso, a dívida continua.

Como cancelar o consignado do Auxílio Brasil e com outros benefícios federais?

Existem vários “contras” em pedir consignado com benefícios federais. E há formas diversas de cancelar o contrato. Os procedimentos são diferentes quando ainda não se recebeu o dinheiro ou quando já se recebeu.

No caso de quem solicitou o crédito, mas o dinheiro ainda não caiu na conta
  • Acesse o aplicativo da instituição na qual fez o contrato do crédito consignado;
  • Escolha a opção “Empréstimo do Auxílio Brasil”;
  • Selecione “Consultar contrato”;
  • Clique em “Cancelar” (o status do contrato ainda estará “Em processo”);
  • Confirme o cancelamento do crédito consignado;
  • Fazendo isso, o banco não depositará o valor na sua conta. Logo, não terá parcelas debitadas da sua conta do Auxílio Brasil.
Já no caso de quem contratou o consignado e recebeu o valor

Primeiramente, é preciso lembrar que, nesse caso, a instituição somente vai cancelar o contrato se houver o valor total do empréstimo na conta da pessoa que o solicitou. Nesse caso, haverá uma espécie de quitação à vista do empréstimo.

Assim:

  • Acesse o aplicativo da instituição na qual fez o contrato do crédito consignado;
  • Escolha a opção “Empréstimo do Auxílio Brasil”;
  • Selecione “Consultar contrato”;
  • Clique em “Cancelar” (o valor total do contrato será debitado da conta poupança social);
  • Confirme o cancelamento do crédito consignado.
Programas Sociais BR
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Nota Premiada Bahia Como Se Cadastrar e Concorrer a Prêmios

Há vários programas de educação fiscal espalhados pelo país. Eles visam incentivar cidadãos e cidadãs …

Aluguel Social Para Idosos Tem Inscrições No Mato Groso Do Sul

O Programa Locação Social – Parque Público está com as inscrições abertas para aluguel social …

Programa IPVA Em Dia Oferece Parcelamentos No Rio De Janeiro

O programa IPVA em Dia surgiu como uma ótima opção para proprietários e proprietárias de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *