loader image
Categorias
Acre Alagoas Amapá Amazonas Auxílio Brasil Bahia Ceará Distrito Federal Espírito Santo Goiás Maranhão Mato Grosso Mato Grosso do Sul Minas Gerais Pará Paraíba Paraná Pernambuco Piauí Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Rondônia Roraima Santa Catarina São Paulo Sergipe Tocantins

Como Cancelar O Contrato Do Consignado Do Auxílio Brasil?

Desde o último dia 10 de outubro, o empréstimo consignado com benefícios federais foi autorizado. Assim sendo, conforme explicamos aqui, é possível comprometer até 40% do valor do Auxílio Brasil ou Benefício de Prestação Continuada (BPC) com parcelas de empréstimo nessa modalidade, junto à Caixa Econômica Federal. Posteriormente, outros bancos e financeiras também liberaram a modalidade de empréstimo.

Essa modalidade de consignado logo se tornou um sucesso entre quem recebe benefícios federais. Não sem polêmicas. Como já explicamos aqui, os juros praticados com o consignado utilizando Auxílio Brasil ou BPC pode ser bem maiores que os de mercado.

Foi questionado também a possibilidade de esse empréstimo gerar endividamento entre as famílias mais pobres. Além disso, a relação desse empréstimo com a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que elevava temporariamente os auxílios federais até o fim de 2022 levantou críticas sobre seu uso eleitoral.

Dívidas? Cinco perspectivas para ficar de olho em 2023 - BBC News Brasil
Créditos: BBC Brasil

Diante disso, há diversas razões para se querer o cancelamento do contrato de crédito consignado com o Auxílio Brasil. Vamos explicar algumas mais comuns, além de fornecer um passo-a-passo sobre como cancelar.

Operação de alto risco

O problema do consignado atrelado ao Auxílio Brasil ou ao BPC vai além dos juros mais altos que o mercado. Primeiramente, é necessário lembrar como que o empréstimo consignado funciona. Como sabemos, uma vez contratado, o desconto das parcelas acontece diretamente na folha de pagamento do benefício.

Assim, todos os meses após a contratação do empréstimo, será descontado até 40% do valor do benefício para pagar as prestações. Mas há outra questão: não existe período de carência para o consignado com Auxílio Brasil ou BPC. Ou seja, assim que esse consignado é contratado, no mês seguinte os descontos já começam.

Anúncio

Por fim, cabe relembrar que o governo federal não se responsabiliza por qualquer acordo firmado. Ou seja, se em algum momento da vigência do contrato perder ou auxílio ou tê-lo suspenso, a dívida continua.

Como cancelar o consignado do Auxílio Brasil e com outros benefícios federais?

Existem vários “contras” em pedir consignado com benefícios federais. E há formas diversas de cancelar o contrato. Os procedimentos são diferentes quando ainda não se recebeu o dinheiro ou quando já se recebeu.

No caso de quem solicitou o crédito, mas o dinheiro ainda não caiu na conta
  • Acesse o aplicativo da instituição na qual fez o contrato do crédito consignado;
  • Escolha a opção “Empréstimo do Auxílio Brasil”;
  • Selecione “Consultar contrato”;
  • Clique em “Cancelar” (o status do contrato ainda estará “Em processo”);
  • Confirme o cancelamento do crédito consignado;
  • Fazendo isso, o banco não depositará o valor na sua conta. Logo, não terá parcelas debitadas da sua conta do Auxílio Brasil.
Já no caso de quem contratou o consignado e recebeu o valor

Primeiramente, é preciso lembrar que, nesse caso, a instituição somente vai cancelar o contrato se houver o valor total do empréstimo na conta da pessoa que o solicitou. Nesse caso, haverá uma espécie de quitação à vista do empréstimo.

Assim:

  • Acesse o aplicativo da instituição na qual fez o contrato do crédito consignado;
  • Escolha a opção “Empréstimo do Auxílio Brasil”;
  • Selecione “Consultar contrato”;
  • Clique em “Cancelar” (o valor total do contrato será debitado da conta poupança social);
  • Confirme o cancelamento do crédito consignado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *