Diversas famílias brasileiras já fazem o uso do Bolsa Família. O programa no ano de 2020 atendeu mais de 13 milhões de pessoas, custando 2,5 bilhões de reais ao Governo Federal. Mas para quem tem direito e ainda não fez o seu cadastro no programa, o passo agora é seguir todas as dicas do nosos post!
Documentos necessários para o cadastro no Bolsa Família
- Certidão de nascimento;
- CPF;
- Carteira de trabalho;
- Título de eleitor;
- Comprovante de residência;
- Dependentes: Certidão de nascimento e RG;
Para quem faz parte de comunidades indígenas e quilombolas, é preciso ficar atento, pois as documentações requisitadas não são as mesmas.
Os indígenas podem apresentar o CPF, título de eleitor ou o seu Registro Indígena, o RANI. Para quilombolas o CPF e o título de eleitor não são necessários.
Valor do benefício
O valor do auxílio recebido por estas famílias em 2020 foi de R$ 90,00, podendo acumular com benefícios variáveis e podendo ser aplicado de acordo com a composição da família. Também é recebido R$ 41,00 a mais por criança para os adolescentes de até 17 anos, gestantes e bebês de até 6 meses.
O valor que fica disponível no Bolsa Família é definido após uma análise de fatores como o número de membros da família, idade e renda que foi declarada no https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/. Porém para todos o pagamento será mensal.
É preciso ficar atento para cumprir todos os requisitos, pois do contrário, esses valores podem ser congelados se não cumprirem o que se pede em áreas como saúde e educação, em casos que não se realize o pré-natal, para o caso de mulheres grávidas, além da falta da presença nas escolas publicas ou privadas em que o aluno tenha uma bolsa de estudos.
Onde eu posso me cadastrar?
Quem irá fazer o cadastro é a Prefeitura da sua cidade, que faz também a atualização dos dados e auxilia nas ações que ajudam nos desenvolvimentos das famílias mais pobres do país.
Você será avisado se foi incluso no Bolsa Família. A carta irá ser enviada para a sua residência e no caso de você não a ter recebido, pode procurar a Assistência Social do seu munícipio. Também é possível consultar o seu benefício através da Central de Atendimento ao Cidadão, 0800 726 02 07. A ligação não tem custos.