Em Belo Horizonte, estão abertas as inscrições para os cursos do Programa Valorizar a Gastronomia articulada à Agroecologia. Trata-se de programa municipal da da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de Belo Horizonte. Falamos aqui, ano passado, da edição anterior do programa.
As inscrições começaram nesta quarta-feira (29/03). Além de ação visando conscientizar sobre agroecologia e valorizar a culinária mineira, trata-se de oportunidade de formação para o mercado de trabalho e também para o empreendedorismo.
O Programa conta com cursos organizados em três Trilhas de formação profissional, todas em Gastronomia. São elas:
- Panificação;
- Comida Mineira e Belo-Horizontina e;
- Confeitaria.
Os cursos são totalmente gratuitos e qualquer pessoa pode se inscrever.
Como se inscrever?
As pessoas interessadas têm até o dia 10 de abril para realizar as inscrições. Elas deverão ser feitas por meio do formulário disponível no Portal da Prefeitura. O formulário pode ser acessado aqui: www.prefeitura.pbh.gov.br/smasac/susan/gastronomia-e-qualificacao-profissional/trilhas-gastronomicas.
Nesta rodada, serão 140 vagas, que vão ser distribuídas em 4 cursos. São eles:
- Comida de Boteco;
- Massas Frescas;
- Bolos Decorados e;
- Pizzaiolo
De acordo com o Portal da Prefeitura de Belo Horizonte, das 140 vagas, 40 vagas serão para ampla concorrência e as outras 100 vão ser reservadas para públicos prioritários.
O curso será presencial. As aulas terão início em abril. Elas serão ministradas no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Mercado da Lagoinha – CRESAN. Ele fica localizado na Av. Antônio Carlos, 821. De acordo com o site, haverá cursos realizados tanto no turno da manhã quanto no da tarde.
Trilhas
As Trilhas da Gastronomia oferecem ao público cursos de acordo com a demanda do setor produtivo da gastronomia. Assim, oferecerá cursos como de auxiliar de cozinha, auxiliar de panificação, comida de boteco, bolos decorados, massas frescas, salgadeiro, cozinha ancestral, culinária vegetariana e vegana, entre vários outros.
Trata-se de um curso cujo objetivo é o de fomentar a geração de renda e a empregabilidade no setor gastronômico. Como dissemos, qualquer pessoa poderá se candidatar, concorrendo Às vagas de ampla concorrência. Porém, Programa também atende pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social. Trata-se, assim, também de um programa de inclusão produtiva.
O Programa acolhe pessoas encaminhadas por órgãos da Prefeitura de Belo Horizonte, que estão em situação de risco social. Todas as informações sobre os cursos e o formulário podem ser encontradas na página do Programa Valorizar a Gastronomia. Ela poderá ser acessada aqui.
Elisangela Monteiro – Professora – Entusiasta da Blogosfera!!