A prefeitura de Belo Horizonte (PBH) abre, nesta quarta-feira (1º), inscrições para Cursos de Culinária Gastronomia Gratuitos ou seja Curso De Cozinha Mineira. O projeto “Gastronomia para Todos – Técnicas e Conceitos” conta com 250 vagas no total. Elas serão distribuídas em dois cursos, sendo um de confeitaria e outro geral. As pessoas interessadas devem preencher o formulário a partir das 14h do primeiro dia de junho de 2022.
“Belo Horizonte também se destaca pela qualidade dos seus doces, bolos, roscas e quitandas, tão apreciadas e reconhecidas nacional e internacionalmente. Fizemos um levantamento dentre os 600 participantes que já passaram pelo curso e notamos que mais de 70% dessas pessoas lidam com a produção e comercialização de bolos e doces. Decidimos, então, nesta nova etapa, buscar um conteúdo específico sobre o tema e incentivar este nicho de mercado”, explica Cláudio Chaves Beato Filho, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, em nota no site da PBH.
Após a grande procura nas três primeiras edições, a PBH decidiu expandir o projeto. Assim, o programa poderá atender a um número maior de pessoas, gerando emprego e renda.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas a partir das 14h de quarta-feira, 01/06, nos sites www.pbh.gov.br/gastronomiaparatodos (Gastronomia) ou www.pbh.gov.br/gastronomiaparatodos/confeitaria (Confeitaria). Podem se inscrever pessoas maiores de 18 anos, que morem em Belo Horizonte e/ou que tenham negócios na cidade.
Sobre os cursos
Segue o resumo sobre os cursos oferecidos:
Curso “Gastronomia para Todos: Técnica e Conceitos”
- Com o Chef Edson Puiati
- De 14/06 a 26/07/2022
- Aulas: 2 vezes por semana
- Turnos: manhã (das 8h às 11h) ou noite (das 19h às 22h)
- 200 vagas disponíveis
Curso “Gastronomia para Todos: Técnica e Conceitos da Confeitaria”
- Com a Chef Mariana Correa
- De 9/6 a 28/7/2022
- Aulas: Quintas-feiras – 19h às 22h
- 50 vagas disponíveis
Gastronomia para todos
O curso Gastronomia para Todos: Técnica e Conceitos foi criado em 2021 pela PBH. Surgiu com o objetivo de oferecer desenvolvimento, capacitação e técnicas gastronômicas para quem já tem ou pretende ter um negócio no setor de alimentação.
Assim, o curso surgiu como oportunidade para pessoas buscarem novas oportunidades de trabalho e renda.
Durante a pandemia de covid-19, o ramo alimentício se apresentou como uma importante possibilidade. Com o fechamento de várias atividades, surgiu a necessidade do desenvolvimento de novas habilidades de trabalho, geração de empregos e renda extra.
Pessoas formadas no curso atuam em segmentos diversos, como padarias, confeitarias, sorveterias, bares, restaurantes, além de comidas light e fitness. Várias pessoas se tornaram microempreendedores individuais (MEI). Dessa maneira, atuam em diversos campos, gerando renda e inclusão.
