A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), criou um novo curso gratuito. Ele será sobre Microempreendedorismo Individual (MEI). A prefeitura da capital paraibana, com essa iniciativa, reforça a parceria entre o Programa Acessuas Trabalho e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB).
Neste primeiro momento, serão disponibilizadas 60 vagas. Serão duas turmas, que devem iniciar as aulas no dia 24 de abril. As inscrições estão abertas. Para participar, é preciso ter mais de 18 anos, ter pelo menos o Ensino Fundamental concluído e ter inscrição no CadÚnico.
O curso é promovido em parceria com o programa Qualifica Mais Progredir, do Governo Federal. As aulas devem acontecer no turno da noite, das 18h às 21h30. Presenciais, elas irão ocorrer no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), no campus João Pessoa. Ele fica no bairro Jaguaribe.
Durante as aulas, serão abordados temas referentes à importância da formalização profissional. Além disso, serão passadas orientações sobre o registro de MEI. O curso tem como produto final a elaboração de planos de negócio ou planos de aplicação de recursos.
O objetivo do curso também é conectar alunas e alunos a outras políticas públicas do Governo Federal. Nas aulas, serão abordados os seguintes temas
- formalização de MEI;
- controles financeiros;
- orientação para acesso a crédito;
- propaganda e marketing;
- melhoria de produtos e serviços;
- uso de redes sociais e ferramentas digitais;
- atendimento ao cliente;
- conteúdos socioemocionais aplicados ao empreendedorismo.
Em 2022, 394 alunos e alunas receberam a certificação no curso de MEI pela mesma iniciativa.
Como se inscrever?
As inscrições devem ser realizadas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). Elas também podem ser feitas na sede do Acessuas Trabalho, que fica no bairro do Roger. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Os documentos necessários para a inscrição são os seguintes:
- Certidão de Casamento ou Nascimento;
- Documento de identidade com fotografia (frente e verso do documento);
- CPF (frente do documento);
- Certificado de Alistamento Militar (CAM) ou Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) – Reservista (Para candidatos do sexo masculino. Frente e verso do documento);
- Certidão de quitação eleitoral (disponível em: www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral);
- Comprovante de nível de escolaridade completo (declaração, histórico ou certificado) – caso seja uma declaração, é necessário obrigatoriamente constar o nome da escola e o ano de conclusão;
- Comprovação de residência;
- Folha resumo do CadÚnico, contendo o número de Identificação Social (NIS/PIS) e composição familiar;
- Comprovante de dados bancários (Banco, Agência, Conta e Tipo da Conta).
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!