Auxílio Brasil: Como Confirmar Que Está Cadastrado?

Auxílio Brasil Novo Bolsa FamíliaEm 10 de agosto, o governo federal publicou no Diário Oficial da União a Medida Provisória (MP) 1.061/2021. Como vem sendo bastante noticiado, essa medida institui o substituto do Bolsa Família. Trata-se do Auxílio Brasil, acompanhado pelo Programa Alimenta Brasil. Além deles, há outros programas acessórios que instituem auxílios em diversos âmbitos.

Este programa, que deverá ser implementado a partir de novembro, ainda suscita dúvidas. Por exemplo, ainda não se sabe ao certo seu valor. Além disso, muitas das pessoas que atualmente são beneficiárias do Bolsa Família e/ou do Auxílio Emergencial não sabem se passarão automaticamente para o novo programa. Será necessário fazer novo cadastro? Se sim, onde e como? Se não, como confirmar a inscrição no programa?

Advertisements

Aqui, vamos sanar algumas dessas dúvidas comuns.

Contudo, uma delas é fundamental adiantar: os benefícios do novo programa permanecem atrelados ao CadÚnico. Isso porque o Auxílio Brasil receberá os beneficiários do Bolsa Família, ou seja, esses indivíduos serão migrados automaticamente para o novo programa social.

Advertisements

Dessa maneira, o requisito básico é estar em dia com o CadÚnico, com seu cadastro ativo e atualizado. Por meio dele é que será feita a triagem para o novo programa, tal como acontece no Bolsa Família ao longo das duas últimas décadas.

Confirmando o cadastro

Quem já estiver com cadastro no CadÚnico precisa conferir se seu cadastro está em dia. As informações sobre o cadastramento podem ser conferidas através do aplicativo, o Meu CadÚnico. Ele é gratuito e pode ser instalado em aparelhos Android e iOS.

Advertisements

Também é possível conferir o status do cadastro via telefone. Basta, para tanto, ligar no 0800 707 2003.

Nas duas formas de atendimento, é necessário fornecer alguns dados que forem solicitados, como o Número de Inscrição Social (NIS) e outros, como RG, CPF, nome da mãe e outros. Aí, é possível conferir informações fornecidas no Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) onde é feito o cadastro.

É fundamental fornecer informações verdadeiras e corretas para a participação nos programas. Caso haja alguma inconsistência entre as informações conferidas, é necessário procurar o CRAS mais próximo para corrigi-las.

Quem não tiver cadastro

Como sabemos, quem não tem cadastro no CadÚnico e estiver interessado em receber o Auxílio Brasil, deve se cadastrar o mais rapidamente possível. Então, o que deve ser feito imediatamente é procurar um CRAS da sua CIDADE. É lá que o cadastramento será feito, e posteriormente a triagem para o programa.

Nesta página, explicamos passo a passo sobre como fazer esse cadastro diretamente no CRAS.

Confirmando o cadastro e observando que ele está atualizado e suas informações corretas, bastará aguardar os próximos passos do desenvolvimento do Auxílio Brasil, a serem divulgados pelo governo federal.

Advertisements

Leia Estes ...

Caixa Tem Como Desbloquear

Quem poderá receber microcrédito de R$ 3 mil pelo Caixa Tem?

A Caixa Econômica Federal (CEF) deve anunciar no final de setembro um novo programa de …

Vacine Já Teresina Agendamento

FMS Teresina PI Vacine Já Seu Agendamento Online

Se você reside em Teresina vale se atentar ao agendamento para receber a vacina, intuito …

Certificação Vacinação No Brasil e Viagem ao Exterior

Como Obter a Certificação Da Vacinação Uso No Brasil e No Exterior

Recentemente, muitas cidades tem adotado a obrigatoriedade de comprovar estar em dia com a vacinação …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *