Acre Institui Passaporte De Vacina Em Todo o Estado

Conecte SUS Vacinação e ComprovaçãoNo estado do Acre, a entrada em restaurantes, bares, festas, buffets, shows e outros eventos será restrita. No caso, ela somente será autorizada a  quem apresentar a carteirinha de vacinação. Será necessário comprovar a imunização contra a covid-19. A determinação é do governo do Estado. Assim sendo, organização dos eventos e administração dos estabelecimentos devem passar a cobrar o passaporte da vacina a partir de segunda-feira (22).

A medida ainda vai ser regulamentada por meio da publicação de um decreto. Contudo, nesta quinta (18), o governo acreano divulgou que vai adotar a utilização do passaporte para eventos e espaços coletivos com público acima de 100 pessoas.

A determinação será um complemento do item 25 da resolução do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19. Esse ponto se refere à organização e funcionamento dos eventos e estabelecimentos em cada nível de risco. Em agosto, o governo anunciou um plano de contingência com cobranças similares nos aeroportos do Acre. A medida seria para tentar conter o avanço da circulação da variante Delta no estado.

Na mesma época, o Acre tinha 13 casos sugestivos para a variante Delta. Além disso, havia outros seis casos confirmados. Depois disso, pelo menos mais 130 exames foram enviados para laboratórios do Rio de Janeiro e Pará para análise. A medida foi tomada para avaliar se as cepas já estão circulação no estado.

Como emitir o passaporte?

Será aceito como passaporte da vacina a carteirinha ou Certificado Nacional de Vacinação Covid-19. Será necessário comprovar que a pessoa tomou as duas doses ou a dose única do imunizante. Há instruções para quem não tomou o imunizante por ordem médica. Essas pessoas precisam apresentar um exame negativo da Covid-19 das últimas 48 horas.

É possível emitir o passaporte pelo aplicativo ou site Conecte SUS. Nesse caso:
– Você precisa ter uma conta no Gov BR, é fácil de fazer.
– No site ou no aplicativo, clique em “Entrar com Gov BR”. Se não tiver crie uma conta.
–  Depois de logado, Selecione a opção “Vacinas” – seta da direita vai direto ao “Certificado” e pronto – pelo site é a mesma coisa se quiser imprimir, blz.
– O documento tem as informações do cidadão e um QR Code disponível em português, inglês e espanhol.
– Para emitir o certificado em outro idioma, clique na bandeira e nas iniciais do país no topo da página. O sistema alterna automaticamente a versão.

Vacinação no Acre

No Portal Transparência do Governo do Acre, acessível no endereço covid19.ac.gov.br/vacina/inicio, é possível acompanhar a vacinação no estado. Até a última quinta-feira (18), o estado recebeu 1.015.363 doses de vacinas e foram aplicadas 978.897 doses.

Os números se referem aos 22 municípios acreanos.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Vacina Contra Gripe Influenza

Vacinação Da Gripe Em São Paulo Calendário 2024

Sabemos que todos os anos há a vacinação contra a gripe Influenza, porém nesse ano de …

FGV Oferece Cursos Gratuitos De TI e Ciência De Dados

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) disponibiliza mais de uma centena de cursos gratuitos. Trata-se de …

ENEM Isenção e Inscrições 2024 e o Que Estudar Para a Prova

Saiba como ter uma ajuda nos estudos para o ENEM 2024 e agora é a hora …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *