Programa Amapá Sem Fome É Sancionado

Foi sancionada a lei que implementa o programa Amapá Sem Fome. Segundo o governo estadual, trata-se do maior programa de segurança alimentar da região Norte do Brasil. Essa ação objetiva diminuir vulnerabilidades sociais da população amapaense.

O programa Amapá Sem Fome atende, prioritariamente, 13% da população do Amapá. Essa parcela faz somente uma ou nenhuma refeição diária. O programa foi idealizado na secretária de Assistência Social do Amapá.

A sanção do projeto se deu dois dias depois de o projeto ter sido aprovado pela Assembleia Legislativa do Amapá. Agora, o programa Amapá Sem Fome deverá ser implementado em todo o estado. Assim, o combate à insegurança alimentar neste estado ganha um novo patamar.

Existem outros programas, como o Brasil Sem Fome, que atuam no mesmo campo. Com efeito, ações estaduais como essa podem complementar ações de vários entes federativos. Dessa maneira, o problema da fome estrutural e insegurança alimentar no país é enfrentado em muitas frentes.

O objetivo da nova lei é ampliar o acesso à alimentação no dia a dia da população de baixa renda. Assim, irá exercer um importante serviço público para a promoção do DHAA (Direito Humano à Alimentação Adequado).  Amapá Sem Fome, por meio de sete programas, beneficiará todos os municípios amapaenses.

Como funciona o programa Amapá Sem Fome?

O programa Amapá Sem Fome prevê a implementação gradual das seguintes ações:

  • Restaurante Popular Social na Comunidade
  • Unidades Sociais Produtoras de Refeições
  • Vale-Gás
  • Kits Nutricionais à 1ª infância
  • Kits de Alimentos
  • Cartão Alimentação
  • Banco de Alimentos.

A Amapá Sem Fome será executado pela Secretaria de Assistência Social. De acordo com o poder público estadual amapaense, o programa abrange os 16 municípios do Estado. Em um ano e cinco meses, mais de 178 mil pessoas foram atendidas pelas ações de segurança alimentar do Governo do Amapá. Com a implementação do novo programa, esse número tende a aumentar ainda mais.

Foram feitas a entrega de aproximadamente 68 mil kits de alimentos, além da realização de 182 feiras do PAA — Programa de Aquisição de Alimentos. Foi feito ainda o atendimento de 436 entidades assistencialistas.

Importância do programa

O governador Clécio Luís (Solidariedade) falou sobre a importância do Amapá Sem Fome, durante a solenidade de seu lançamento. “Estamos assinando uma lei proposta pelo Executivo, mas que foi apoiada por esferas legislativas e sociais. Esse programa já existia, atendendo milhares de pessoas, mas agora ele se torna política pública, nos ajudando a reduzir ainda mais os índices de insegurança alimentar”, disse.

Programas Sociais BR
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Programa Talento Em Nuvem Oferece Capacitação Em TI Gratuita

Mais de 100 mil vagas oferecidas O programa Talento em Nuvem foi criado para oferecer …

Acelera No Enem: Vagas Abertas Para Pré-Vestibular Gratuito

O ”Acelere no ENEM” está oferecendo vagas para curso pré-vestibular gratuito. O objetivo será oferecer …

Acompanhe Concurso Dos Correios 2024 Para Médio e Superior

Os Correios estão se preparando para a realização de um Concurso 2024 para preencher 5 mil …

Por Favor Assine Notificações Para Você Receber Novos Artigos!! Poderá cancelar a qualquer momento! OK Assinei Não Obrigado