O MEC (Ministério da Educação) divulgou editais com os cronogramas dos seus principais processos seletivos para o 2º semestre de 2023. São os cronogramas do SiSU (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Os documentos foram publicados na edição de quarta-feira (7) do Diário Oficial da União.
As vagas disponíveis serão divulgadas em datas mais próximas das inscrições. O processo usará a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que tem suas inscrições abertas, como dissemos aqui.
As informações constam publicadas no DOU (Diário Oficial da União) da última quarta-feira (07/06). Abaixo, segue as informações sobre cada um dos processos.
Sisu
O período de inscrição para o Sisu do 2º semestre de 2023 será de 19 a 22 de junho. Por sua vez, o resultado será divulgado no dia 27 deste mês. O Sisu é o programa que reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.
As vagas são abertas semestralmente. São usadas as notas do Enem para a seleção nas universidades públicas brasileiras. Para participar, a pessoa não pode ter tirado zero na redação. É possível escolher até duas opções de curso dentre as ofertadas em cada processo seletivo.
É possível alterar as opções durante todo o período de inscrições para os cursos.
Prouni
O Prouni terá inscrições abertas para o 2º semestre de 2023 em 27 de junho. Elas seguem até o dia 30 deste mês. O resultado será divulgado em duas chamadas. A primeira será publicada no dia 4 de julho e a segunda no dia 24 do mesmo mês.
Para quem não for selecionado nas chamadas regulares, poderá participar da lista de espera. É necessário declarar interesse para tanto.
O Prouni oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior. Esse programa contempla cursos de graduação e sequenciais de formação específica.
Fies
As inscrições para o Fies acontecem entre 4 a 7 de julho. O resultado será divulgado em em chamada única, com data prevista para o dia 11 de julho.
A complementação da inscrição na página do Fies deverá ser feita entre 14 e 16 de junho. Ela estará condicionada ao atendimento dos demais requisitos do Fies. Essa complementação serve para estudantes que tiveram a inscrição postergada de processos seletivos do fundo.
Para participar, é preciso ter feito o Enem a partir da edição de 2010. Além disso, é preciso ter obtido média nas provas igual ou superior a 450 pontos. Também não pode ter zerado a redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!