Enem 2024 Tem Inscrições Abertas. Veja Como Se Inscrever

Foram abertas, isso com a solicitação de Isenção e justificativa para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), na sua edição de 2024. As pessoas interessadas pode solicitar a isenção. O exame, realizado pelo MEC (Ministério da Educação) mediante o Inep (Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil e as diversas Bolsas de Estudos que são ofertados durante o ano inteiro.

Como se inscrever?

Solicitar a Isenção e Justificativa de 14 a 26/Abril/2024 pela página: www.enem.inep.gov.br/participante/#!/ – leia o Edital de isenção: www.in.gov.br/web/dou/-/edital-n-34-de-28-de-marco-de-2024-551063570

As inscrições vão do dia (em breve) 2024, e devem ser feitas no site www.enem.inep.gov.br. Quem ainda não tiver cadastro, deverá se cadastrar na área do participante. Nessa seção do site, é possível fazer a inscrição e também consultar resultados anteriores.

A taxa de inscrição para o Enem 2024 deverá ser de R$ 85,00.  Ela deverá ser quitada até (em breve). Somente após o pagamento, a inscrição estará confirmada. A taxa deve ser paga por boleto, PIX ou cartão de crédito. Como já explicamos aqui, pessoas que conseguiram isenção da taxa também devem fazer sua inscrição dentro do prazo, da mesma forma que as demais pessoas que participam.

Como fazer a inscrição?

Uma vez na área do participante, basta seguir alguns passos para realizar sua inscrição. Primeiramente, serão pedidos CPF e data de nascimento. Em seguida, é preciso fornecer endereço de e-mail único e válido, assim como um número de telefone fixo e/ou celular também válido. Cabe lembrar que por esse contato que o Inep poderá fazer contato referente a assuntos do exame.

Será necessário, depois disso, escolher em qual cidade irá fazer a prova. Por fim, é preciso selecionar qual língua estrangeira fará a prova do Enem 2024. As opções são inglês e espanhol.

Quem ainda não tem cadastro para se inscrever, precisa criar uma senha Gov.br, no site: sso.acesso.gov.br. O cadastro é feito usando o CPF e é recomendável manter a senha guardada em local seguro. Com ela, são feitos procedimentos fundamentais, como a geração da GRU (Guia de Recolhimento da União) para pagamento da taxa de inscrição.

Feito isso, será necessário conferir os dados, anexar uma foto e depois enviar as informações. Será necessário ainda o preenchimento de questionário socioeconômico, durante a inscrição. Depois de tudo isso feito, basta aguardar e acompanhar a inscrição.

Cronograma completo do Enem 2024

Veja o cronograma completo do Enem 2024:

  • Isenção: 15 a 26/04/2024
  • Inscrições: (em breve)/2024
  • Pagamento da taxa de inscrição: (em breve)/2023
  • Atendimento Especializado e Tratamento pelo Nome Social: Solicitação de (em breve)/2023; Resultado: (em breve)/2024; Recurso: (em breve)/2024; Resultado do recurso: (em breve)/2023
  • Aplicação Enem 2024: (em breve)/2024
  • Divulgação do Gabarito: (em breve)/2024
  • Resultados: (em breve)/2025
Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Enchente No Rio Grande Do Sul Liberado O FGTS

Vale Reconstrução é Lançado Para Ajudar Vítimas Das Chuvas No RS

Nesta quarta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e membros do Governo Federal anunciaram …

Cursos Online Gratuitos Da Universidade Harvard

Harvard Disponibiliza Cursos Online Gratuitos Em Português

A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, é renomada instituição de ensino superior fundada em …

Prefeitura De Campo Grande

Campo Grande Dá Curso Gratuito De Educação Financeira Para Empresas

Em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, está sendo oferecido um curso de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *