A capital do Paraná abriu seleção para um programa de assistência estudantil destinado a estudantes do 6º ano do ensino fundamental, chamado de Bom Aluno Curitiba. Trata-se de ação que oferece capacitação educacional e profissional, dentre outros benefícios. O objetivo é oferecer suporte para que estudantes concluam os estudos até a graduação. Saiba mais.
Programa Bom Aluno
A Prefeitura Municipal de Curitiba abriu as inscrições para o programa Bom Aluno até o dia 20 de junho. Trata-se de um programa que gerencia uma série de atividades de acompanhamento educacional. Seu objetivo é garantir que os jovens de escolas públicas concluam os seus estudos. Mais que isso, oferecer suporte para que possam concluir o ensino regular e chegarem no superior.
Podem participar crianças que estão cursando o 6º ano do fundamental em 2023 na escola pública. É necessário ter bom rendimento escolar, com notas acima de 7. Além disso, é preciso ter frequência acima de 90%, além de ser proveniente de família com baixa renda.
O Programa Bom Aluno oferece vários benefícios. Entre eles estão assistências em disciplinas escolares, além de cursos de inglês e uma segunda língua estrangeira. O programa também aulas de redação e oratória, entre outras de suporte escolar.
Inscrições e requisitos
O processo de inscrição será feito totalmente pela internet. Basta acessar o site do Programa Bom Aluno, neste endereço curitiba.selecaobomaluno.org.br/. Se você tiver dificuldade de entrar use o formulário de inscrição no link: www.curitiba.selecaobomaluno.org.br/assets/docs/FICHA%20DE%20INSCRI%C3%87%C3%83O%202022.pdf. Ou use o celular para tirar dúvidas pelo telefone/WhatsApp (41) 3335-6006.
Basta seguir as instruções do site, atentando aos pré-requisitos e documentação que deve ser anexada (ver abaixo) e enviar a inscrição.
Os requisitos para o programa são:
- Estudar de escola pública;
- Cursar 6º ano do ensino fundamental;
- Disciplinado e dotado de iniciativa;
- Média bimestral ou trimestral mínima de 7,0 em todas as matérias, em todos os anos;
- Frequência escolar mínima de 90% de frequência;
- Pertencer a família de baixa renda;
- Morar em Curitiba ou em cidades circunvizinhas.
Seleção
A seleção é composta de seis etapas. São elas:
- inscrição
- avaliação de conhecimento
- dinâmica de grupo
- entrevista
- visita domiciliar
- análise final.
Na primeira etapa, basta preencher as fichas de inscrição do processo seletivo. As etapas seguem até a convocação para anexar na ficha de inscrição online a seguinte lista de documentos:
- Certidão de nascimento;
- Carteira de identidade;
- Declaração da conduta disciplinar – Solicitar para a Escola;
- Histórico Escolar – Solicitar para a Escola;
- Boletim escolar do ano anterior: 2022;
- Boletim escolar do ano corrente: 2023 (notas do 1º semestre);
- Comprovante de renda (holerite ou declaração de autônomo);
- Carteira de trabalho;
- Última declaração do IR ou declaração de isento;
- Último talão de energia elétrica;
- Documento de propriedade de veículo atual;
- Documentos extras (se for o caso).
Iniciativas Importantes para o Bem Estar das Pessoas !!
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!