loader image
Categorias
Acre Alagoas Amapá Amazonas Bahia Ceará Distrito Federal Empreendedorismo Espírito Santo Goiás Maranhão Mato Grosso Mato Grosso do Sul Minas Gerais Pará Paraíba Paraná Pernambuco Piauí Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Rondônia Roraima Santa Catarina São Paulo Sergipe Tocantins

Instituto TIM Transforma Trabalhos Universitários Em Startup

O Instituto TIM está com inscrições abertas para a oitava edição do programa Academic Working Capital (AWC). Trata-se de programa voltado a estudantes de ensino superior de todo o Brasil. Sua atuação se dá por meio de transformar trabalhos de conclusão de curso  (TCCs) em produtos ou startups de base tecnológica.

O programa do Instituto TIM oferece apoio financeiro, orientação de negócios e recursos técnicos para a iniciativa selecionada. Assim, impulsiona o desenvolvimento dessas ideias inovadoras.

Incentivo à participação de mulheres e pessoas negras

O programa AWC, do Instituto TIM, incentiva a presença de mulheres e pessoas negras no cenário de inovação do Brasil. Para isso, será considerado critério de desempate a diversidade de gênero e raça entre integrantes dos grupos.

Empreendedorismo como via de carreira

A gerente de Responsabilidade Social Corporativa da TIM, Anna Carolina Meireles, falou sobre o programa. Ela conta que o AWC representa uma oportunidade para dar “vida útil” ao TCC de estudantes. Assim, visa permitir que esses trabalhos sejam portas de entrada no universo do empreendedorismo.

Diz ela que “a maior parte dos universitários e universitárias do país ainda não encara o empreendedorismo como uma via de carreira. Por outro lado, veem no TCC apenas uma mera formalidade para concluírem a graduação. Nosso objetivo é mudar essa realidade. O Brasil tem desafios em muitas áreas – como saúde, educação, geração de renda, mobilidade, meio ambiente – e estamos certos de que a mudança pode vir da inovação universitária”.

Anúncio

Sucesso desde seu lançamento

O programa AWC é um sucesso desde seu lançamento, em 2015. De lá  pra cá foram cerca de 200 iniciativas inovadoras que foram apoiadas. Ao todo, envolveram mais de 500 estudantes de 70 universidades em todo o país.

O programa impulsionou a criação de 114 startups. Algumas delas são projetos premiados, como o Aqualuz, voltada ao tratamento de água de cisternas.

Etapas do programa e inscrições

As pessoas interessadas em participar do programa têm até o dia 2 de julho para fazer a inscrição. As inscrições devem ser feitas no site awc.institutotim.org.br.

Podem participar estudantes de qualquer curso de graduação. É preciso concorrer no programa com iniciativas voltadas para soluções tecnológicas ou de inovação. Podem ser contemplados projetos nas mais diversas áreas, como saúde, educação, geração de renda, tecnologia, comunicação, mobilidade, entre outras.

Os grupos devem ter até quatro integrantes, todos da graduação. É preciso que pelo menos um dos membros do grupo esteja na fase final, fazendo o Trabalho de Conclusão de Curso.

 

Por Elisangela

Elisangela Monteiro - Professora - Entusiasta da Blogosfera!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *